Os SUVs ganharam o gosto dos brasileiros. A venda de utilitários esportivos mais que dobrou nos últimos anos e o segmento pode tomar o lugar dos automóveis hatch pequenos, hoje os preferidos dos motoristas.
Atualmente, os SUVs correspondem a 25,2% de todos os carros novos emplacados, segundo ranking da Fenabrave (Federação Nacional de Veículos Automotores). Já os hatch pequenos, representados pelo Onix da GM, correspondem a 27% do mercado.
Já o X60, da Lifan, cuja montadora optou por investir prioritariamente na internet, considerando que assim atrairia os consumidores mais abastados, não figura nem entre os 15 SUVs médios mais vendidos no Brasil no primeiro semestre deste ano.
Estratégia de publicidade da Lifan, priorizando a internet, não surtiu efeito, já que o X60 não figura nem entre os 15 SUVs médios mais vendidos no primeiro semestre
De todos os SUVs vendidos, o que mais aumentou as vendas em relação ao ano passado é o Tiguan, da Volkswagen. Em seguida, vem o ASX, da Mitsubishi. Já entre os 15 mais vendidos, as vendas do Kicks, da Nissan, foram as que mais cresceram de um ano para o outro, mais que dobrando. Em segundo lugar está o Tracker da GM.
A Jeep, com apenas 6% do mercado total, é a montadora responsável pelos dois SUVs mais vendidos em maio.
No total, foram emplacados 164.426 carros em maio de 2018, crescimento de 0,7% em relação ao ano passado. O modelo mais popular continua sendo o Ônix, da GM, montadora que domina 17,2% do mercado.
CONFIRA O RANKING
JEEP COMPASS
JEEP RENEGADE
CRETA HYUNDAI
HR-V HONDA
HONDA ECOSPORT
KICKS NISSAN
TRACKER
CAPTUR
DUSTER
HILUX SW4
WR-V HONDA
HYUNDAI IX35
PEUGEOT 2008
KIA SPORTAGE
CITROEN AIRCROSS