segunda-feira, outubro 27, 2025

HomeCulturaO Moinho e o Panelão de Ouro: fragmento histórico de Luzerna

O Moinho e o Panelão de Ouro: fragmento histórico de Luzerna

Podemos dizer que este foi o primeiro filme histórico a respeito de fatos que aconteceram com os pioneiros, os primeiros moradores da cidade – quando ela ainda pertencia à Limeira (Joaçaba).

O curta-metragem, realizado com recursos federais provenientes do edital da Lei Paulo Gustavo (LPG 2023) começou a ser pensado depois que a professora Darlyn Vargas – diretora e roteirista do filme – ouviu da sua colega Daniele Diehl, uma história a respeito dos seus antepassados, a família Zirwes, uma das primeiras famílias a habitar Luzerna.

“A Dani me contou que a família dela estava entre as vinte famílias alemãs que colonizaram o município. O moinho – que hoje está na Vila Kennedy, pertenceu à família. Havia uma lenda sobre um panelão de ouro que havia embaixo das águas do rio, próximo à Cascata Dois Irmãos. Então foi pedido emprestado o ímã do dínamo do moinho para que se pudesse resgatar este ouro – e dividir entre os corajosos que se dispunham a buscá-lo. Baseado nisso, criamos o nosso roteiro”, detalha Darlyn Vargas.

Para contar esta história, montou-se um elenco que se pode chamar de amador, mas somente porque antes não tinham experiência em atuação para o audiovisual, porque eram todos luzernenses, apaixonados pela sua terra. Trouxeram também parte dos seus conhecimentos a respeito da cidade e a emoção certa para transmitir a história.

Cerca de 100 pessoas prestigiaram a pré-estreia do curta, no dia 2 de outubro, no Casarão, na entrada da cidade, em uma noite cultural cheia de emoções. Somente artistas que atuam em Luzerna subiram ao palco. Declamaram poemas, cantaram, trocaram energia com um público empolgado por conhecer mais sobre sua história.

“Eu preciso falar sobre a entrega e dedicação de cada uma das pessoas envolvidas neste filme. Meus atores profissionais (foi o que o resultado fez parecer), entregaram-se de corpo e alma para este filme. Deram o melhor de si para que nós pudéssemos entregar este trabalho lindo. Que foi só o primeiro, porque agora a gente gostou e quer fazer mais”, relata Darlyn Vargas.

A intenção da equipe de produção é inscrevê-lo em festivais de cinema país afora e levar a história de Luzerna para que outros conheçam, fazendo assim, a divulgação de tudo o que este pequeno município oferece.

(Fonte Assessoria de imprensa)

Posts semelhantes

Posts recentes