Este é o tema da campanha MAIO AMARELO deste ano de 2024 e coloca a responsabilidade em cada um de nós, para que tenhamos mais CALMA no trânsito, respeitando a velocidade, as placas de sinalização, a proibição de uso de bebida alcoólica e de celulares enquanto dirigimos… enfim, RESPEITANDO A PRÓPRIA VIDA e a dos outros.
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de mortos e feridos no trânsito criado pela ONU (Organização das Nações Unidades) em 2011 com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, principalmente, no Brasil.
Em 2022, por exemplo, foram 34.000 mortes no trânsito no nosso País. É como se a população inteira de uma cidade do porte de Joaçaba fosse morta nesta dura guerra que é o trânsito. Ainda, estudos indicam que ocorre uma morte a cada duas horas nas rodovias brasileiras. Em Santa Catarina, foram 1.415 mortes e milhares de feridos.
Os números de 2023 ainda estão sendo avaliados, mas as estatísticas indicam aumento do número de mortes.
Embora reduzidos, os sinistros de trânsito nesta 11ª Regional de Polícia ainda acontecem, traumatizando, mutilando e até matando pessoas que aqui vivem com seus familiares. A dor de quem perde um ente querido para o trânsito é muito grande e esta Delegacia Regional se sensibiliza e faz este movimento com o intuito de expor aos nossos cidadãos para esta situação.
De forma especial, chamamos a atenção dos nossos motoqueiros e motociclistas, pois o número de sinistros de trânsito envolvendo motocicletas subiu mais de 25% em dois anos. A maioria dos pilotos que não perdeu a vida de imediato sofrem as consequências pelo resto da vida.
CIRETRAN DA 11ª DRP DE JOAÇABA – Supervisão de Renato Weiss