sexta-feira, julho 12, 2024

HomeNotíciasPrefeito fala sobre ações de combate a Covid e diz que transporte...

Prefeito fala sobre ações de combate a Covid e diz que transporte público poderá ser retomado dia 15 de junho

Foto Divulgação

Aulas presenciais não serão retomadas antes de agosto.

Convidado pelo presidente Tuti por meio de Requerimento aprovado por unanimidade, o prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini, participou, de forma virtual, da sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (2).  O convite foi feito para que o prefeito pudesse explanar sobre as ações do Poder Executivo em combate ao coronavírus, mas, questionado pelos vereadores, acabou abordando diversos assuntos de interesse comum entre os joaçabenses. Acompanhe o que disse o prefeito:

COVID: sobre as ações de combate ao coronavírus, o prefeito disse que foi um acerto a implantação do Centro de Triagem e que este fato colaborou para que haja um baixo número de casos de coronavírus confirmados, tanto em Joaçaba como em Herval d’ Oeste e Luzerna.  Questionado pelo presidente Tuti sobre a realização de testes em casos suspeitos, o prefeito disse que o município segue o protocolo do Ministério da Saúde. Informou que o município investiu, até o momento cerca de R$ 170 mil em ações como aquisição de equipamentos de segurança, produtos de higiene e também campanhas de prevenção. Que o município adquiriu cerca de 400 testes rápidos e fará uma nova compra de 700 unidades. De acordo com o prefeito, é preciso ter uma reserva de testes, pois, avalia que o pico de contaminação ainda está por vir.

Arrecadação: sobre a saúde monetária do município, Ragnini disse que nos meses de abril e maio Joaçaba teve uma queda na arrecadação equivalente a um milhão e meio de reais. “Estamos nos adequando, cortando gastos e tomando atitudes preferencialmente que não gerem mais desemprego no nosso município. No entanto, decisões mais drásticas não são descartadas para que possamos manter as finanças em dia, mas o pagamento de 50% do décimo terceiro dos servidores públicos para julho está garantido”, disse ele.

Assistência social: em relação ao atendimento às famílias necessitadas durante a pandemia, o prefeito informou que não há nenhuma família passando por necessidades e que houve um acréscimo significativo nos últimos dois meses na distribuição de cestas básicas, recargas de gás e materiais de higiene, com gastos de aproximadamente R$ 60 mil. Ele agradeceu pelas parcerias no Projeto Apadrinhamento Social.

Educação: de acordo com o prefeito as aulas presenciais não serão retomadas antes do dia 2 de agosto. Ressaltou que os profissionais da Educação se adaptaram rapidamente as mudanças para que as aulas online fossem implementadas. “Quem não tem acesso à internet está sendo acompanhado pela equipe da escola onde está matriculado, recebendo os materiais. Estamos investindo muito na estrutura físicas das escolas e creches, com reformas e melhorias”, frisou.

Obras: o prefeito também falou sobre obras em andamento e que muitas delas não foram paralisadas. Citou ações no Jardim Lindóia, Jardim Alvorada, pavimentação da Rua Osvaldo Pires de Haro e da Rua Antonio Nunes Varela, reforma na Escola Rotary e a  regularização de imóveis na Vila Cordazzo. “A regularização de imóveis nunca ocorreu em Jba, estamos dando um passo bastante importante para estas famílias”, disse ele. Informou ainda que em breve deverá iniciar a obra na Rua Armindo Raimundo Heberle e que o Centro de Referência da Melhor Idade terá sua sede revitalizada. Falou ainda sobre a reforma de pontes no interior e que o trabalho de recuperação de estradas será novamente concluído em todas as estradas do interior nos próximos dias.

Transporte Público: sobre a retomada do transporte público Ragnini informou que aguarda liberação por parte do governo do Estado, que é órgão que regulamenta o transporte público municipal. “Há possibilidades de que o serviço seja retomado após o dia 15 de junho”, disse ele.

Agricultura: segundo o prefeito, os serviços de atendimento aos agricultores foram suspensos temporariamente pela prefeitura como forma de prevenção em função de que a prefeitura não possui equipamentos gabinados.

Unidades de saúde: segundo o prefeito, as unidades de saúde também serão reabertas no dia 15 de junho.

Pavimentação avenidas: sobre a demora, por parte do governo do Estado para a liberação do início das obras de revitalização dos acessos à Joaçaba, sendo a Avenida Santa Terezinha e a Avenida Caetano Branco, o prefeito disse que acredita que nos próximos 15 dias o governo deve anunciar a liberação da ordem de serviço.  O trecho faz parte da SC 150 e a obra será executada pelo governo do Estado.

O presidente Tuti fez um agradecimento especial ao prefeito por ter aceito o convite para participar da sessão prestando esclarecimentos sobre as ações de prevenção ao coronavírus e, na oportunidade, responder a diversos questionamentos feitos pelos vereadores.

Fonte Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Joaçaba

Posts semelhantes

Posts recentes