terça-feira, abril 23, 2024

HomeJoaçabaPrimeiro caso autóctone de dengue confirmado em Joaçaba

Primeiro caso autóctone de dengue confirmado em Joaçaba

A Prefeitura de Joaçaba está intensificando seus esforços no combate à dengue. De acordo com o último boletim divulgado, foram registradas 28 notificações de suspeita da doença na cidade. Entre esses casos, quatro foram confirmados, sendo três importados e um autóctone, enquanto três ainda aguardam resultado para confirmação. Esses números refletem a importância das medidas de vigilância e controle adotadas pela administração municipal para conter a propagação do vírus e proteger a população de Joaçaba.

Os casos importados referem-se a pessoas que contraíram a doença fora da cidade de Joaçaba e foram diagnosticadas após chegarem à região. Já o caso autóctone envolve uma pessoa que contraiu a doença dentro da própria cidade, indicando a transmissão local do vírus.

Equipes de saúde estão realizando ações de monitoramento e controle dos focos de proliferação do mosquito, além de campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

Diante desse cenário, a prefeitura de Joaçaba faz um apelo à comunidade para que se engaje ativamente nas ações de prevenção da dengue. Aqui estão algumas orientações importantes:

Use repelentes;

Não deixe água parada;

Revise os imóveis, garantindo a limpeza e o adequado caimento das calhas;

Feche totalmente a tampa da caixa d’água;

Instale tela no cano extravasor (“ladrão”) da caixa d’água;

Trate piscinas semanalmente com cloro, incluindo as de plástico;

Coloque tela nas tampas dos ralos;

Não deixe objetos que possam acumular água expostos à chuva, como lonas, garrafas, vasilhas e outros materiais impermeáveis.

(Fonte Prefeitura de Joaçaba)

Posts semelhantes

Posts recentes