domingo, abril 28, 2024

HomeNotíciasProfessores da Unoesc lançam livro com dados sobre a Mesorregião Oeste

Professores da Unoesc lançam livro com dados sobre a Mesorregião Oeste

Buscando contribuir com as pesquisas acerca da densidade demográfica, bem como dos aspectos educacionais e econômicos da mesorregião Oeste, os professores da Unoesc doutores, Augusto Fischer e Luiz Carlos Lückmann trabalharam por cerca de um ano extraindo dados junto ao IBGE, INEP e outras fontes e no mês de junho publicaram o livro intitulado: “A mesorregião Oeste Catarinense”, obra que deu continuidade a outro livro dos autores com a mesma temática, escrito quando o Estado mantinha as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs).

O material publicado pela Editora Unoesc e que pode ser acessado gratuitamente, traz estatísticas que demonstram alguns cenários encontrados na região e comparativos que apontam para alguns fenômenos, como a queda nas taxas de natalidade, a litoralização e esgotamento do modelo produtivo baseado na agroindústria, baixos níveis em inovação e diversificação tecnológica, que igualmente refletem em baixa complexidade das atividades econômicas. No campo educacional, por exemplo, verificou-se, drástica queda nas taxas de matrículas tanto na Educação Básica, como na Educação Superior, causadas pela redução da população nas idades mais jovens. Assim como assiste-se ao crescimento da atuação das IES privadas na mesorregião, sobretudo na educação a distância.

“É hora de as lideranças, prefeitos, políticos da região e as próprias universidades juntarem força para dar outros rumos à região, comentou o professor Luiz Carlos Lückmann.

A intenção é que o material sirva como fonte de novas pesquisas científicas e acadêmicas, como Trabalhos de Conclusão, Dissertações e Teses inspirando novas análises que apontem as tendências observadas na mesorregião oeste.

“Este livro, busca contribuir como base para definições de premissas para planejamento por entes públicos e interessados na promoção do desenvolvimento, e para a definição de estratégias e o desenvolvimento de ações mais efetivas para contornar ameaças e fragilidades, e consolidar oportunidades e pontos fortes”, ressaltou o professor Fischer.

(Fonte Assessoria de imprensa)

Posts semelhantes

Posts recentes