sexta-feira, julho 12, 2024

HomeEducaçãoProjeto e estudantes da Unoesc são premiados no Fórum Integrado de Ensino,...

Projeto e estudantes da Unoesc são premiados no Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Integração e Inovação

De 22 a 24 de maio, a Unoesc esteve participando do Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Integração e Inovação (FIEPE), realizado na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Além dos dirigentes participarem da cerimônia de abertura e acompanharem palestras, um projeto da Universidade e seus estudantes foram premiados no evento.

O FIEPE é um evento anual que visa discutir ações nas mais diversas áreas que integram Instituições de Ensino Superior (IES). Realizado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), conta com a participação de 14 universidades de Santa Catarina.

Foto: Divulgação

Prestigiaram o cerimonial de abertura o reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, professor Kurt Schneider, a pró-reitora de Ensino, Jaciney Danielli, a diretora de Ensino da Unoesc Joaçaba, Elisabeth Hafner Facin, o vice-reitor da Unoesc Chapecó, Carlos Eduardo Carvalho, o diretor e pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, Diego Beal, o diretor de Ensino, Celso Paulo Costa, o coordenador de Sistemas de Informação, Tiago Zonta, o coordenador do curso de Educação Física da Unoesc Chapecó, Rafael Laux, além da diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, Eliandra Mirlei Rossi.

“Acompanhamos a abertura do evento com importante temática sobre distribuição de bolsas de pesquisa com a coordenadora-geral de Fomento Institucional à Pós-graduação no País na CAPES, Doutora Priscila Lelis Cagni, e também a assessora de Pesquisa e Inovação na Diretoria de Avaliação da Educação Superior no Inep, Doutora Ester Pereira Neves de Macedo, que falou sobre os avanços e mecanismos de avaliação que estão sendo desenhados para nossa Educação Superior. Durante os dias ocorreram reuniões das Câmaras de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, onde foram abordados importantes temas como editais de Bolsas de Pesquisa, a Curricularização da Extensão e a Universidade Gratuita e também a retomada do projeto Plataforma ON, importante ferramenta de suporte às ideias e disseminação das iniciativas das universidades, especialmente da Acafe”, descreveu o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, Kurt Schneider.

Durante o evento foram apresentados os resultados do Projeto Ecoa Unoesc do campus de Videira, com o tema “Desenvolvimento tecnológico e inovação para o reaproveitamento de vinhos: do descaminho à novos usos”, pelos professores César Milton Baratto, Rodrigo Geremias, Kemylli Farinon, Carla Fabiana Cazella e Marcia Marcondes Diniz de Freitas. O projeto foi o vencedor na categoria Inovação.

“Este projeto teve como propósito primeiramente a parceria com duas grandes instituições que é a Unoesc e Receita Federal do Brasil, posteriormente o fomento à pesquisa científica e à extensão através da descaracterização de produtos de descaminho, transformados em produtos que venham a contribuir com sustentabilidade a qualidade de vida da população em geral. Estamos muito felizes com o resultado, isso demonstra a força da Unoesc nos projetos que desenvolve com seriedade e comprometimento. Agradecimento especial aos professores Cesar Baratto, Rodrigo Geremias, Kemilly Farinon e Adriano Santos. À professora Marcia Diniz todo nosso respeito e admiração pela condução geral deste projeto”, afirmou a vice-reitora da Unoesc Videira, professora Carla Fabiana Cazella.

Foto: Divulgação

Além desta conquista, estudantes integraram as equipes que conquistaram o segundo e o terceiro lugares no desafio “Acafe Challenge”. Apresentaram resumos de pesquisas no evento os seguintes autores: Graciele Tonial, Gislaine Luvizão Tamara Pereira Felicio, Marcio Zílio, Nathália Bordin Bulla (bolsista), Herik Vinicius Portes de Souza (bolsista), Lediane Trissoldi, Cesar Baratto, Anderson Saccol Ferreira e Bruna Matzembacker (bolsista). Também foi apresentado um case de autoria de Alan Miranda Prestes. Já o professor Tiago Zonta esteve junto com as equipes do Acafe Challenge.

“Parabenizamos todos que contribuíram para a realização deste evento e nossos estudantes e professores que participaram. Foram dias de muita troca de conhecimento”, finalizou o professor Kurt.

Foto: Divulgação

SAIBA MAIS

O projeto “Ecoa” envolve os cinco campi da Universidade. Em 2023, foram mais de 7.100 garrafas de bebidas alcoólicas (vinho e Whisky) e mais de 13 mil maços de cigarro desmaterializados. Além disso, também foram transformados por meio do projeto: perfumes, roupas e receptores de sinal de TV (TV Box), em geleias, vinagre, conhaque, álcool gel, creme cosmético, odorizadores, sabonete, xampu, cobertores, novas roupas, compostagem, pó de vidro para concreto e argamassa e minicomputadores. A transformação, produção, embalagem e distribuição ocorreram por meio dos cursos de Nutrição, Farmácia, Agronomia, Design, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Ciência da Computação, Arquitetura e Urbanismo e Ciências Contábeis.

(Fonte Assessoria de Imprensa da Unoesc Joaçaba)

Posts semelhantes

Posts recentes