terça-feira, abril 30, 2024

HomeNotíciasQuinta-feira Santa é feriado? Posso folgar?

Quinta-feira Santa é feriado? Posso folgar?

Véspera de Sexta-feira Santa causa confusão em trabalhadores brasileiros que querem emendar mais um dia no feriadão.

A primeira semana de abril será curta para a maioria dos trabalhadores e estudantes brasileiros, já que o fim de semana começará na Sexta-feira Santa, 7, feriado nacional que antecede a Páscoa. Há ainda quem tente encurtá-la ainda mais para conseguir o descanso na véspera, apelidada de “quinta-feira santa”.

Afinal, a quinta-feira da Semana Santa é ou não feriado? Posso folgar sem me preocupar?

Resumidamente, a resposta é não. Isso porque todos os feriados brasileiros são assim denominados pela Lei Federal nº 662/1949. A Sexta-Feira Santa aparece por lá, mas o mesmo não acontece com a quinta.

Ou seja, os empregadores não têm obrigação de dispensar os funcionários nesta data. Por isso, vale conversar com seu chefe e tentar negociar uma emenda no feriado prolongado, em troca de banco de horas ou compensação nos outros dias da semana.

SEXTA-FEIRA SANTA

Segundo o cristianismo, a Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão é um dia de reflexão sobre o sacrifício de Jesus Cristo na Cruz. O feriado religioso simboliza a morte de Jesus, crucificado pelo Império Romano.

A data acontece dois dias antes da Páscoa, outro feriado religioso, que celebra por sua vez a ressurreição de Jesus. Ambas as datas são feriados nacionais.

(Fonte: Redação Terra)

Posts semelhantes

Posts recentes