SUV de porte avantajado e capacidade para sete ocupantes, o Mitsubishi Pajero Sport traz na linha 2020 o sistema Off-Road Mode e novo multimídia com Apple CarPlay e Android Auto
Quem procura um carro com amplo espaço interno e não se incomoda com as dimensões exageradas do modelo pode ter entre as opções de escolha o novo Mitsubishi Pajero Sport. A linha 2020 do SUV grande será vendida em versão única, com sete lugares, teto solar e sistema 4×4 com o Super Select II. O modelo é equipado com o já conhecido motor MIVEC 2.4 litros, turbodiesel, que atua em conjunto com a transmissão automática de oito velocidades e o Off-Road Mode, que permite a escolha do tipo de piso. Entre os itens de série, multimídia com Apple Car Play e Android Auto, piloto automático inteligente (ACC) e outros sistemas de auxílio à condução.
DIMENSÕES
Com 4,78m de comprimento, 1,81m de largura, 1,80m de altura e 2,80m de distância entre-eixos, o Mitsubishi Pajero Sport 2020 é aquele tipo de veículo que não cabe em qualquer vaga de garagem e exige paciência em manobras de estacionamento. Com a configuração de sete lugares, o modelo preserva as características habituais desse segmento, com segunda fileira de banco ajustável e a terceira escamoteável no porta-malas. Com os dois últimos bancos rebatidos, o volume do porta-malas de 971 litros.
DESENHO
A quarta geração do Mitsubishi Pajero Sport tem design expressivo, com linhas semelhantes às do Eclipse Cross e Outlander. A frente é marcada por elemento cromado que sai do para-choque e sobe, servindo de base para os faróis e emoldurando a grade. Os retrovisores externos elétricos são rebatidos automaticamente quando o veículo é trancado e trazem luzes indicadoras em LED. Os faróis também são em LED e contam com regulagem automática de altura, lavador, DRL em LED e auxiliares de neblina integrados. O modelo traz ainda rack de teto na cor prata, maçanetas cromadas e rodas de liga leve diamantadas de 18 polegadas, calçadas com pneus 265/60. Na traseira, destaque para as lanternas verticais em LED, para-barro e aerofólio.
POR DENTRO
O Mitsubirhi Pajero Sport tem acabamento de boa qualidade, com bancos revestidos em couro e materiais agradáveis ao toque no painel. O console central mais alto tem acabamento em black piano, com detalhes cromados e comandos à mão do motorista, como seletor de tração, botões para escolha do piso e o freio de estacionamento eletrônico.
MULTIMÍDIA
O sistema multimídia tem tela tátil de sete polegadas, com conectividade por meio do Android Auto e Apple Car Play, além de áudio streaming e conexão WiFi, permitindo o acesso a aplicativos como Waze e Spotify. O banco do motorista tem ajuste elétrico e os traseiros podem ser rebatidos, deixando o piso totalmente plano, aumentando o espaço para bagagem. O volante é multifuncional, trazendo comandos de áudio, voz e telefone, ACC, computador de bordo e Speed Limiter.
MECÂNICA
O motor do Pajero Sport é o 2.4 turbodiesel, que despeja 190cv e 43,9kgfm de torque. O propulsor tem 16 válvulas, turbocompressor e injeção direta de combustível, e atua em conjunto com a transmissão automática de oito velocidades. A velocidade máxima é de 190km/h e a aceleração até 100km/h é feita em 10,5 segundos. Os números de consumo são 9,8km/l na cidade e 11km/l na estrada. O forte é o sistema de tração 4×4. O Super Select 4WD-IIconta com quatro modos de operação, incluindo a reduzida. Por meio do seletor no console central, o motorista escolhe entre 2H (para uso urbano e estradas, privilegia a economia de combustível); 4H (para estradas e pisos irregulares, serras e chuva), 4HLc (para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência) e 4LLc (para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama).
DIFERENCIAL
Para completar, o SUV tem o bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o RD Lock. Ele é útil naquelas situações em que uma das rodas fica suspensa, como em valetas ou terrenos com erosões, e com um simples toque em um botão faz o bloqueio do diferencial traseiro.
ELETRÔNICA
O Super Select II 4WD conta ainda com controle de descida de montanha (HDC), Hill Start Assist (HSA) e um modo off-road para cascalho, lama, areia ou rocha. Mas o modelo traz outros recursos, como controle de tração (ATC) e estabilidade (ASC), sensores para acendimento dos faróis e limpador de para-brisa, piloto automático adaptativo (ACC) com frenagem autônoma, sistema de mitigação de colisão (FCM), aviso de ponto cego (BSW), ar-condicionado automático Dual-Zone, câmera de ré, sensor de estacionamento e 11 airbags, inclusive para a terceira fileira de bancos.