domingo, julho 14, 2024

HomeCulturaRota da Amizade C&VB fomenta turismo regional com a Vindima

Rota da Amizade C&VB fomenta turismo regional com a Vindima

Convention & Visitors Bureau é uma associação de turismo que nasceu de uma parceria com o Sebrae.

A Rota da Amizade é um roteiro turístico regional que nasceu de uma parceria com o Sebrae. Fruto desta parceria, está acontecendo neste mês de janeiro até início de março nos municípios de Arroio Trinta, Videira, Pinheiro Preto e Tangará a Vindima (colheita e pisa da uva), que atrai muitos turistas fomentando a economia dos municípios. A Vindima é a festa da colheita da uva que acontece durante o período de safra, quando no passado as famílias italianas se reuniam para colher, fazer a pisa da uva, comer e beber. Uma grande comemoração.

Segundo a consultora credenciada ao Sebrae Neusa Oliveira, a colheita da uva é praticada na região da Rota da Amizade há muitos anos; a pisa da uva é um resgate de como acontecia nas propriedades em épocas passadas, assim pretende-se transformar o evento da colheita em mais um forte atrativo na região, já que a região meio oeste tem forte produção de uvas, vinhos e sucos.

O objetivo do projeto Rede de Agentes é fomentar ainda mais o turismo regional com a criação de um novo produto, sendo a Vindima desenvolvida em quatro municípios pertencentes a Rota da Amizade. “Por meio da divulgação dos municípios e dos seus associados buscamos promover e desenvolver o turismo na região do Vale dos Imigrantes”.

De acordo com a gestora de projetos da Regional do Sebrae Meio-Oeste Josiane Minuzzi, “o turismo hoje tem um foco em viver experiências. A Vindima revive o passado, é uma forma de se diferenciar de outros produtos turísticos, porque envolve o cliente a partir de experiências significativas, de forma a atraí-lo e fidelizá-lo”. A Organização Mundial do Turismo (OMT) escreveu que o turista do novo milênio deseja “viajar para destinos onde mais do que visitar e contemplar fosse possível também sentir, viver, emocionar-se e ser personagem de sua própria viagem”.

COMO ACONTECE?

O visitante recebe um kit de colheita onde os proprietários acompanham o grupo em uma caminhada até o parreiral, chegada ao parreiral tem a colheita guiada. Também é servido o Merendim – esse é o nome dado a merenda tradicional que era servido aos trabalhadores durante a colheita da uva, com comidas e bebidas típicas como vinho, sucos, polenta brostolada, queijos, salame e outros acompanhamentos. Alguns empreendimentos oferecem músicas para alegrar ainda mais o evento, tudo acontece conforme as características de cada local.

O processo da pisa da uva acontece primeiramente com a higienizado dos pés, após o turista começa sua grande experiência de pisar na uva dentro de uma pipa cortada, chamada mastel.

O projeto está sendo desenvolvido em várias propriedades rurais, sendo elas, Vindima Makhall em Pinheiro Preto, Vinícola Giovanni Felippo, em Arroio Trinta, na comunidade da Rondinha em Videira e na propriedade Vinhos Perazolli em Tangará. Cada local tem uma programação diferenciada.

A Rota da Amizade é uma associação de turismo sem fins econômicos que atualmente integra os municípios de Arroio Trinta, Fraiburgo, Iomerê, Pinheiro Preto, Tangará e Videira e associados nos municípios de Herval d’Oeste, Piratuba, Treze Tílias e Campos Novos.

Mais informações: Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau pelo telefone (49) 99930-7834 ou pelo e-mail amizade@rotadaamizade.com.br

(Fonte Revistas de turismo e de vinícolas/Sebrae Meio-Oeste)

Posts semelhantes

Posts recentes