sexta-feira, julho 12, 2024

HomeInovaçãoSebrae participa do Startup Weekend Joaçaba 2024

Sebrae participa do Startup Weekend Joaçaba 2024

O fim de semana dos dias 14, 15 e 16 de junho foi marcado por muita inovação, criatividade e empreendedorismo na região de Joaçaba. O Polo Inovale sediou um dos mais importantes eventos do ecossistema local de inovação, o Startup Weekend (SW). Com uma metodologia global da Techstars, o Startup Weekend insere a comunidade no movimento de inovação. Trata-se de um programa de imersão que dura 54 horas ao longo de um fim de semana, no qual os participantes, empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar
ideias, formar equipes e criar startups.

Nesta edição de Joaçaba, mais de vinte voluntários de toda a região juntaram esforços para garantir o sucesso do evento. Durante a maior parte do tempo, dez mentores convidados ficaram à disposição dos participantes, orientando, ensinando metodologias e ferramentas para identificar desafios e problemas, criar soluções, vender a ideia e transformá-las em negócios promissores.

A oportunidade teve uma particularidade importante, que foi a presença de uma facilitadora, a controller especializada em custos, finanças e gestão orçamentária, Carla Aline de Luca, e o co-facilitador, desenvolvedor e empreendedor, Marcelo Michels. Além de garantirem o bom desempenho do evento e a execução dentro da metodologia da Techstars, eles divertiram os participantes, auxiliando na internalização de conceitos, atitudes e habilidades empreendedoras.

O evento terminou com a avaliação das propostas de negócios elaboradas pelas equipes. Com pitches de 4 minutos, os oito grupos participantes mostraram o trabalho consolidado e receberam a avaliação de especialistas. A banca de jurados foi composta por Alisson Ströher, coordenador do Projeto de Ecossistemas Locais de Inovação do Sebrae Meio Oeste, Jungles Wegher, CEO e fundador da Lopoint, uma startup de São Miguel do Oeste, e Margareth Martins, gerente financeira na empresa Lacticínios Tirol Ltda. Todas essas também são empresas apoiadoras do evento.

De acordo com Alisson W. Ströher, “para o desenvolvimento da região o evento é muito bom, tanto pelo despertar do empreendedorismo e inovação, para jovens, adultos e empresários, como também na resolução dos problemas e desafios, pois a iniciativa tira as pessoas da zona de conforto.”

Para Bianca Vieira, uma das apresentadoras de pitch e que conquistou a primeira colocação com a equipe Miauways, “participar do SW foi uma experiência incrível. Foi um final de semana desafiador para validar nossas ideias, mas a equipe persistiu e sempre acreditou no propósito.” Ela reforça ainda que é imensamente grata pela existência desse evento que a fez crescer tanto como pessoa quanto como profissional.

(Fonte Sebrae/SC Regional Meio-Oeste)

Posts semelhantes

Posts recentes