sábado, abril 27, 2024

HomeInovaçãoUnoesc é contemplada com recursos do Programa MultiLab SC

Unoesc é contemplada com recursos do Programa MultiLab SC

O reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, professor Kurt Schneider, participaram, no dia 6 de fevereiro, em Florianópolis, do lançamento do “Programa MultiLab SC”. Na oportunidade, o governador Jorginho Mello anunciou mais de R$ 111 milhões em recursos para a compra de equipamentos de ponta e demais ações para alavancar a ciência e a inovação em Santa Catarina, e a Unoesc foi uma das universidades contempladas.

Foto Divulgação

O Programa MultiLab SC está sendo liderado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Foram selecionados 50 projetos apresentados por 19 Instituições de Ensino Superior (IES), sendo oito da Unoesc. Os recursos poderão ser usados para construções ou melhorias de infraestrutura, compra de equipamentos, além de uma série de investimentos que visam impulsionar a pesquisa avançada em Santa Catarina.

Ao todo, os projetos apresentados pela Unoesc receberão mais de R$ 14,5 milhões. São eles: “Estruturação de laboratórios para descaracterização de cigarros apreendidos por crimes de descaminho: uma avaliação para produção de extrato com potencial inseticida e compostagem” (Unoesc São Miguel do Oeste); “Estruturação Acadêmica para Laboratórios Multiusários: Multilab – Sanidade Animal” (Unoesc Xanxerê); “Avaliação da saúde e bem-estar físico e mental dos trabalhadores da Região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe” (Unoesc Videira); “Laboratório Multiusuário: Monitoramento e Controle de Qualidade da Água” (Unoesc Chapecó); “Laboratório de simulação realística: uma proposta de redução da morbimortalidade por meio da educação continuada às equipes da saúde multidisciplinares do Extremo Oeste de Santa Catarina” (Unoesc São Miguel do Oeste); “Laboratório de Ciência, Tecnologia e Inovação no Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio do Oeste de Santa Catarina” (Unoesc Xanxerê); “Aplicação de resíduos sólidos da indústria em materiais e estruturas de obras de engenharia” (Unoesc Joaçaba); e “Laboratório multiusuário de Bioquímica: Estruturação para avaliação do efeito protetor de moléculas antioxidantes frente a toxicantes exógenos” (Unoesc Joaçaba).

Foto Divulgação
Foto Divulgação

“Os recursos destinados por meio deste importante programa tornarão realidade laboratórios que irão contribuir muito com pesquisas e serviços que beneficiarão diretamente a comunidade em que a Unoesc está inserida e toda a região, inclusive o acesso a outros laboratórios em Santa Catarina para pesquisas parceiras”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider.

O reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, destaca que a Universidade atua no desenvolvimento de pesquisas, atividades de extensão e na prestação de serviços à comunidade e investimentos como esse oportunizam colocar em prática projetos de grande relevância.

“Agradecemos ao Governo do Estado e à Fapesc pelo incentivo ao conhecimento e à pesquisa. Esse programa beneficia projetos que resultarão em importantes contribuições para a sociedade”, destacou De Marco.

(Fonte Assessoria de Imprensa da Unoesc Joaçaba)

Posts semelhantes

Posts recentes