A previsão da Epagri/Ciram para o trimestre de outubro, novembro e dezembro deste ano é de chuva abaixo da média na maior parte do Estado de Santa Catarina. O nível dos rios, com destaque para o Rio do Peixe, está abaixo do normal e a orientação do Sistema Intermunicipal de Água e Esgoto, Simae, é para que a população faça o uso extremamente consciente da água.
De acordo com o Químico do Simae, Paulo Lamin, o nível do Rio do Peixe é considerado crítico, mas, será possível manter o abastecimento por pelo menos mais 30 dias sem a possibilidade de racionamento de água. “Obviamente que contamos com a possibilidade de termos a ocorrência de chuva durante este período de 30 dias e, estamos atentos diariamente ao nível do Rio do Peixe, de onde é captada a água para o abastecimento da população das cidades de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna”, frisou ele.
Cisternas: em recente sessão da Câmara de Vereadores de Joaçaba foi abordada a importância da existência de cisternas para o armazenamento de água, especialmente para períodos de estiagem, mas, também, como forma de aproveitamento contínuo das águas da chuva e de sustentabilidade. Os vereadores disseram que seria muito importante o Poder Executivo oferecer orientações técnicas aos interessados.