O prefeito eleito de Herval d´Oeste, Ronaldo Lourenço da Rosa (PSDB), recebeu a reportagem do jornal Raízes Diário em seu escritório para contar, com exclusividade, seus planos para os próximos quatro anos do município. O empresário e ex-vereador Ronaldo da Rosa, foi eleito no dia 3 de outubro com 5526 votos, o que representou 42,82% dos votos válidos.
Na conversa, o prefeito eleito ressaltou que o foco de sua gestão será o desenvolvimento econômico urbano e rural. Sua gestão será pautada na economia de recursos e serão nomeados secretários com perfil mais técnico. Ele também conta com o prefeito eleito de Joaçaba, Vilson Sartori (PSDB), para discutir e executar projetos em benefício das cidades coirmãs.
Ronaldo da Rosa acredita na boa parceria que terá com o Poder Legislativo municipal, pois todos almejam o crescimento do município. Da mesma forma, ele pontuou que, em encontro com o governador Jorginho Mello, saiu com o compromisso de que o governo do estado deve trabalhar também em benefício dos hervalenses.
Confira a seguir a entrevista completa:
COMPROMISSO
Agradeço à população de Herval d´Oeste a oportunidade de, a partir de 1º de janeiro de 2025, ser o gestor do nosso município. Fui eleito com 42,82% dos votos, foi uma votação expressiva, o que implica um compromisso maior para com a população, e demonstra que a população acredita em uma nova gestão. Sempre é bom ressaltar que as gestões que passaram, cada uma a seu modo, colaboraram com o crescimento do município, mas a população quer um novo modelo de administrar, quer um modelo diferenciado, baseado no desenvolvimento econômico focado na elevação do nome do nosso município. Então, esse é um compromisso que eu tenho para com a população de um modo geral. É importante frisar que eu vou ser um prefeito para todos os munícipes de Herval d´Oeste. Eu vou trabalhar para todos os habitantes de Herval d´Oeste de forma igual, nós faremos um município cada dia melhor para que todos os hervalenses tenham orgulho da nossa cidade. Esse é o meu compromisso.
PRIMEIRAS AÇÕES
Meu mandato será voltado para o desenvolvimento. Vamos iniciar o mandato no 2.0 no quesito desenvolvimento econômico. Vamos começar com a revisão de algumas leis que precisam ser revistas e facilitar o empreendedorismo, facilitar ainda mais a abertura de empresas e focar no Distrito Industrial para que ele saia do papel o quanto antes. Vamos ver como está essa situação e a gente sabe que está avançando, mas nós precisamos ser céleres, ser rápidos nessa situação. Então, o meu mandato vai iniciar com foco total no desenvolvimento econômico urbano e rural. Empreendedorismo na colônia também, no nosso interior que é muito rico e a gente vai oferecer todo o incentivo e suporte para que esse desenvolvimento aconteça com muita rapidez.
PODER LEGISLATIVO
Já conversei com todos os vereadores eleitos. Dos nove, temos três da nossa base, dois do PL, três do PP e um do PSD. Sou amigo de todos eles. Fui vereador e sei o quanto é importante o Poder Legislativo para o nosso município. Eu, como executivo, não vou me intrometer no legislativo. Eu vou respeitar o Poder Legislativo, como eles também vão respeitar o nosso poder. Acredito que não teremos problema porque nossas ideias serão todas pensando no futuro da nossa cidade. Com certeza, o legislativo também é envolvido com esse sentimento de crescimento, com esse sentimento de melhora. Então, eu confio plenamente que teremos uma boa parceria.
GOVERNO DO ESTADO
Entendo que o governador Jorginho Mello, e como característica de um homem sério que ele é, apoiou o candidato dele. Após vencer a eleição, conversei com o governador, e me coloquei à inteira disposição porque também para construir um município melhor é preciso o apoio do Governo do Estado. É fundamental termos o governador ao nosso lado, e ele se disponibilizou a isso. Ele foi muito simpático, muito cortês, e vamos, com certeza, desenvolver Herval d`Oeste. Foi uma conversa produtiva, muito boa e ele está a disposição do município de Herval d´Oeste, onde moram familiares, compadres e amigos do governador.
SECRETÁRIOS
O meu secretariado será o secretariado do prefeito, seguindo a linha do prefeito. A escolha tem sido com base em critérios altamente técnicos. Por exemplo, o João Marqueze, que vai ser secretário de saúde, tem pós-graduação em gestão de saúde pública; o Leonardo Mascarello, que vai ser secretário de educação, é professor atuante e também tem formação técnica com pós-graduação na área; o Gilmar Dri vai ser secretário de agricultura é um agricultor com experiência. Todos com o conhecimento necessário para ser secretário e, assim será, sucessivamente, com todos os demais secretários que eu estou escolhendo. Todos com bastante conhecimento técnico em suas áreas porque é um cargo que tem que estar em sintonia com o estilo que eu quero implementar na nossa gestão.
É importante frisar que eu não tenho compromissos políticos, a nossa campanha foi uma campanha sem promessas, sem acertos, sem nada. Então, quem eu estou convidando, para muitos tem sido até surpresa. Muitos não faziam ideia que iam ser secretários.
Eu vou segurar algumas secretarias sem os titulares no início e duas delas eu vou administrar junto com alguns servidores, que são finanças e planejamento. As demais secretarias eu devo nomear nos próximos dias, fazer os convites para essas pessoas, mas essas duas, pelo menos nos primeiros meses, eu vou acompanhar o trabalho dessas duas secretarias porque tem funcionários técnicos que podem me ajudar. Não que as outras não tenham, mas nesse caso específico são secretarias que eu quero acompanhar no meu ritmo. Então, é esse o nosso modelo econômico, economia de recursos, secretários técnicos e quero ser até um certo ponto um tanto centralizador em algumas questões, porque tem que dar o meu ritmo.
HERVAL D´OESTE E JOAÇABA
Somos cidades coirmãs. Muitos projetos desenvolvidos por Herval impactam em Joaçaba e vice-versa. Precisamos estar em sintonia. Outra ponte, mudança no trânsito, são exemplos de projetos que têm que ter concordância dos dois municípios e, até mesmo, a questão de animais de rua, pessoas em situação de rua também precisam ser pensados em conjunto. Além de projetos macro, desenvolvimento tecnológico, econômico e saúde. É impossível pensar sem estar ligado aos dois municípios, então, com certeza, eu tenho uma ótima amizade com o Vilson Sartori (PSDB), prefeito eleito de Joaçaba, e isso vai ajudar muito nesse quesito.
DEPUTADOS ALIADOS
Marcos Vieira, deputado estadual do PSDB, já sinalizou um valor importante para o início do nosso mandato. Nós temos os deputados do MDB que são deputados estaduais, federais e um Senador da República também e esse é um dos motivos da coligação com o MDB, além de ter um vice, que fechava com o meu perfil, que é o Gilmar Moraes. O MDB tem pessoas competentes e sérias e também tem uma bancada legislativa muito importante que agrega muito para o potencial de buscarmos recursos. Temos bons projetos, contato com os nossos deputados do PSDB, contatos com os representantes do MDB e também com os deputados de outras siglas que querem nos auxiliar no desenvolvimento de Herval d´Oeste.
HERVALENSES
Eu quero agradecer ao meu partido, o PSDB, e suas lideranças e a parceria com o MDB, a parceria com o vice-prefeito Gilmar Moraes, uma pessoa íntegra e séria também, os vereadores que se dispuseram a se candidatar pela nossa chapa e a todas as pessoas que colaboraram com o nosso projeto, que acreditaram, que depositaram confiança no meu nome. Quero reafirmar aqui, por meio do jornal RD, que tem credibilidade e que fique registrado nessa reportagem, o meu compromisso com o desenvolvimento da nossa cidade, com uma gestão para todos os hervalenses. Aproveito também, o período de fim de ano, para desejar um Feliz Natal a toda população da nossa região e aos amigos, irmãos, vizinhos da nossa cidade de Herval d´Oeste.
(Texto: Claudia Mota, jornalismo@raizesdiario.com.br)