domingo, maio 5, 2024

HomeColuna Saca RolhaBrasil foca em espumantes para consolidar imagem em nível mundial    

Brasil foca em espumantes para consolidar imagem em nível mundial    

Projeto setorial Wines of Brasil participa pela 15ª vez da principal feira do segmento, em Düsseldorf, na Alemanha, com participação de dez vinícolas

O Wines of Brasil comemora sua 15ª participação na maior feira de vinhos do mundo apresentando novo posicionamento setorial, voltado para os espumantes. Nos últimos dias 17 a 19 de março, dez vinícolas brasileiras participaram da ProWein, em Düsseldorf, na Alemanha. Localizadas no estande coletivo do projeto, no hall 9 – G28, elas levam para o evento a assinatura do conceito da campanha ‘A Sparkling New World’ (Espumantes do Novo Mundo, em tradução livre), apostando na promoção exclusiva das borbulhas verde-amarelas, carro-chefe do setor no mercado internacional.

Além da projeção e consolidação de imagem – principal foco da participação brasileira nesta 25ª edição do evento –,as empresas brasileiras negociaram cerca de US$ 1 milhão para fornecimentos de bebidas por um ano. A presença das vinícolas é viabilizada pelo Wines of Brasil – desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O estande contou ainda com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul (Sedetur/RS).

“Nossa participação buscou consolidar o Brasil como referência vitivinícola na categoria de espumantes. A feira é um fórum de tendências em nível mundial e não poderíamos deixar de participar”, explicou Diego Bertolini, gerente de Promoção do Ibravin. As vinícolas Aurora, Bueno Wines, Casa Perini, Casa Valduga, Lidio Carraro, Miolo, Peterlongo, Pizzato, Salton e Zanlorenzi foram as representantes do Brasil na Alemanha.

Segundo Bortolini, além das características autênticas dos espumantes brasileiros, a aposta no produto é valorizada pelo reconhecimento da crítica mundial especializada e também pelas premiações internacionais, que já somam mais de 1,5 mil medalhas nos últimos 10 anos, sendo que mais de 200 foram conquistadas em 2018.

DOBRADINHA CONSECUTIVA
Alinhado com o objetivo setorial, o Wines of Brasil esteve pelo segundo ano com o lounge Sparkling Brasil, dentro do estande coletivo do projeto. Nos três dias de evento, foram realizadas degustações conduzidas de 21 rótulos de espumantes, das 10 empresas participantes da feira.

Essa também foi a segunda vez consecutiva que os produtores brasileiros estiveram representados no ProWein Forum. A convite dos organizadores da feira, o sommelier Maurício Roloff ministrou a masterclass “Signature sparkling wines from Brazil” (Assinatura dos espumantes do Brasil, em português), com a degustação de espumantes e apresentação da diversidade da produção nacional.

MISSÃO TÉCNICA
Após a participação na ProWein, um grupo de 12 pessoas, de cinco vinícolas brasileiras, realizou uma missão técnica na Itália, na região Franciacorta. Integrantes do Wines of Brasil e das empresas Aurora, Casa Perini, Casa Valduga, Pizzato e Salton visitaram vinícolas e empreendimentos turísticos. O objetivo é aprimorar os métodos de elaboração dos espumantes pelo método champenoise e ampliar o conhecimento do mercado local.

“Nossas últimas missões técnicas estão sendo bem segmentadas para os espumantes. Em 2017, fomos para a região de Cava, na Espanha, no ano passado para a região de Prosecco, em Conegliano e Treviso, na Itália. Neste ano estamos voltando para a Itália para estudar novamente cases e estratégias da categoria”, explicou o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini.

WINES OF BRASIL
Criado em 2002, o Wines of Brasil é uma iniciativa de promoção comercial dos vinhos e espumantes brasileiros no mercado externo, desenvolvido entre o Ibravin e a Apex-Brasil. O projeto conta atualmente com a participação de 45 vinícolas e tem como mercados-alvo os Estados Unidos, Reino Unido e China. Nos últimos anos, cerca de 95% das empresas que aderiram à iniciativa conseguiram dar continuidade em suas exportações, devido ao suporte e aos programas de capacitação oferecidos e ao trabalho setorial de consolidação da imagem dos rótulos nacionais no Exterior. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.winesofbrasil.com e www.ibravin.org.br.

Posts semelhantes

Posts recentes