O tradicional SUV da marca alemã está maior, com mais tecnologia e disponível em quatro versões. Os preços são estratosféricose e variam de R$ 449.950, para o X5 xDrive30d a R$ 539.950, para o X5 M50d.
Por mais que a BMW aumente o portfólio de SUVs, nenhum deles será tão notável quanto o X5, lançado em 1999 e que estreia a sua quarta geração no Brasil em quatro versões e com preços a partir de R$ 449.950. Produzido nos Estados Unidos, o novo BMW X5 está maior e com ares mais esportivos.
As mudanças começam na dianteira, com novas entradas de ar, grade cromada maior, luzes de neblina horizontais e faróis de LED alinhados com a identidade visual da marca. Na traseira, as linhas de cintura e teto estão mais dinâmicas e as lanternas ganharam desenho horizontal e tridimensional.
As dimensões do novo BMW X5 aumentaram em comparação ao antecessor. Agora, ele mede 4,92 metros de comprimento, 2 m de largura e 1,74 de altura. O porta-malas comporta 650 litros e pode crescer para 1.870 litros com os bancos reclinados.
O novo BMW X5 é equipado com duas opções de motor. A primeira está nas versões xDrive 30d, xDrive 30d M Sport e xDrive 30d M Sport xOffroad) e trata-se do 3.0 diesel de 265 cv de potência, capaz de fazer a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atingir a velocidade de 230 km/h.
Já a configuração esportiva X5 M50d recebe o motor 3.0 de seis cilindros em linha, quadriturbo a diesel, que entrega 400 cv. Faz a aceleração de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e chega a 250 km/h. Todas possuem câmbio automático de oito marchas, com borboletas no volante para trocas manuais e tração integral xDrive.
O novo BMW X5 também traz sistemas de tecnologia semiautônoma avançada, como o Driving Assistant Professional, que proporciona uma direção inteligente em situações como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas. Já o Parking Assistant Plus calcula o espaço ao redor do BMW X5 para estacioná-lo automaticamente por meio de câmeras e sensores, realizando as manobras com precisão. O carro oferece a chave Display Key com tela colorida de LCD, que exibe informações como localização do X5, autonomia, serviços e reparos.
O BMW Gesture Control interpreta a linguagem dos gestos. Por meio de sensor 3D acima do display central, o recurso permite ao motorista e passageiro controlarem funções somente com gestos, como abaixar e aumentar o volume do som girando o dedo nos sentidos horário e anti-horário, aceitar e rejeitar chamadas telefônicas apontando o dedo para a tela, navegar pelo menu do sistema balançando as mãos para direita e esquerda e girar a visão 360° do carro nas câmeras do Surround View.