Colômbia suou muito, mas garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo nesta quinta-feira (28). Em Samara, a seleção contou mais uma vez com a estrela do zagueiro-artilheiro Mina para superar Senegal pelo placar mínimo, 1 a 0, e celebrar a ida à próxima fase do torneio pela segunda vez seguida. Pior para os senegaleses, que perderam a vaga graças aos critérios disciplinares.
O time africano controlou o adversário durante boa parte do confronto, mas pelo alto, Mina marcou seu segundo gol no Mundial já na parte final do segundo tempo e levou a Colômbia a seis pontos, garantindo não só a classificação como a liderança do Grupo H.
Já Senegal vai embora para casa depois de surpreender o mundo com um ótimo futebol. Estacionou nos quatro pontos com a derrota, com quatro gols marcados e quatro sofridos, campanha idêntica à do Japão, com quem também igualou no confronto direto. Os asiáticos, porém, levaram dois cartões amarelos a menos – 6 a 4 – e ficaram com a vaga graças ao critério disciplinar.
Em 2014, no Brasil, os colombianos fizeram sua melhor campanha na história da Copa ao cair nas quartas de final, para os donos da casa.