quinta-feira, maio 2, 2024

HomeNotíciasColuna Pelo Estado - Eleições nas seis maiores economias

Coluna Pelo Estado – Eleições nas seis maiores economias

As eleições 2020, como qualquer evento de grande porte realizado este ano em todo o mundo, será impactada pela pandemia do coronavírus. A pandemia alterou o calendário brasileiro, que sempre ocorria em outubro, e este ano está marcada para 15 de novembro, para o 1º turno, e 29 de novembro, onde houver o 2º turno.

A Coluna Pelo Estado e o SC Portais levantou os nomes que pretendem concorrer às prefeituras das seis cidades mais ricas de Santa Catarina, e o que percebemos é que não tem jogo ganho nas principais economias catarinenses. Seria natural candidaturas fortes do PSL nessas cidades, mas o quadro de desgaste interno do partido e a perda de força política do governador colocam algumas candidaturas em situações complicadas.

O MDB é o partido que está mais coligado com as candidaturas mais fortes em Joinville, Itajaí, Blumenau e São José. O PSD tem apostas altas em Chapecó, São José, Joinville e Blumenau.

Na Capital, a grande novidade foi a unidade das esquerdas e a candidatura de Angela Amin, pelo PP, o que pode tirar o favoritismo e até mesmo a vaga do atual prefeito Gean Loureiro do segundo turno.

Para conferir os todos os nomes e as circunstâncias das chapas acesse www.scportais.com.br.

Leia também

Joaçaba terá quatro candidatos à Prefeitura

Prefeitura de Herval d´Oeste será disputada por quatro coligações

MDB e PL disputam a Prefeitura de Luzerna

Impeachment
Em reunião presidida pela deputada Ada de Luca (MDB), a mais experiente dos nove membros da comissão especial do segundo impeachment contra o governador Carlos Moisés e a vice, Daniela Reinehr, foram eleitos presidente, vice e relator da comissão. Fabiano da Luz (PT) será o presidente, Ada de Luca (MDB), vice e Valdir Cobalchini (MDB) ficou com a relatoria e será responsável pelo parecer que indicará a aprovação ou arquivamento do segundo pedido de impeachment.

Trâmite
Depois que o relator apresentar seu parecer, os nove membros da comissão definem se acompanham ou não o parecer da relatoria. O segundo pedido de impeachment contra o Moisés é considerado a “bala de prata” para afastá-lo do cargo, caso o tribunal misto arquivo o primeiro pedido, pois seu objeto é a compra dos Respiradores pela Secretaria de Saúde, com pagamento antecipado, no valor de R$ 33 milhões.

Desmatamento
A Polícia Militar Ambiental (PMA) realiza até o dia 25 de setembro, em uma ação conjunta com o Ministério Público de Santa Catarina, a Operação Mata Atlântica em Pé. A ação tem a finalidade de fiscalizar e combater o uso irregular da vegetação nativa no bioma Mata Atlântica, visando a proteção do bioma para as presentes e futuras gerações. Além de Santa Catarina, a operação é realizada no mesmo período em mais 16 estados do país. A PMA já atendeu 162 alertas em Santa Catarina, totalizando uma área de aproximadamente, 642 hectares (equivalente à 899 campos de futebol). Na região serrana foram apreendidas 23 toras de araucária (árvore que consta na lista de ameaça de extinção). A estimativa de autuações para os atendimentos destes alertas, somente em Santa Catarina, ultrapassa um milhão de reais.

Vestibular
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou o edital do Processo Seletivo referente ao segundo semestre de 2020. Serão oferecidas 549 vagas em 27 cursos dos cinco campi da UFSC. Poderão participar todos os estudantes que concluíram ou estão em vias de concluir o Ensino Médio (curso de 2º grau ou equivalente). A inscrição será gratuita e realizada exclusivamente pela internet.

Foto Divulgação Secom

Mapa de risco
Santa Catarina não conta com nenhuma região em estado Gravíssimo. Essa é a melhor condição do estado em relação ao risco de contaminação pelo novo coronavírus desde junho. A única alteração desta semana no mapa aconteceu com a região Nordeste, que foi reclassificada do estado gravíssimo para grave. O Extremo Oeste é a única região classificada como risco Alto (cor amarela) e as demais seguem na condição de risco grave (laranja).

O Governo de Santa Catarina informou que há 210.048 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 200.789 se recuperaram e 6.555 estão em acompanhamento. O número foi divulgado nesta quinta-feira, 24. O novo coronavírus causou 2.704 óbitos no estado até esta data. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,29%.

São 295 as cidades catarinenses com pelo menos um caso confirmado e 221 as que já registraram óbitos. O local com a maior quantidade de casos é Joinville, com 21.246 casos. Na sequência, aparecem Florianópolis (12.747), Blumenau (11.591), Itajaí (7.728), Balneário Camboriú (7.138), São José (6.981), Criciúma (6.912), Chapecó (6.527), Palhoça (5.864) e Brusque (5.547).

Até ontem, foram confirmados 1.082 casos de covid-19 em Joaçaba; 764 casos em Herval d´Oeste e 166 casos em Luzerna. Até a mesma data foram registradas 10 mortes em Joaçaba; 12 em Herval d´Oeste e uma em Luzerna.

Há 1.559 leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 963 estão ocupados, sendo 252 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação geral é de 61,8% e há 596 leitos livres atualmente.

(Fonte Coluna Pelo Estado, Secom-SC)

Posts semelhantes

Posts recentes