Instituições públicas e privadas estão preparando uma vasta programação para comemorar o mês de março, um mês inteiro dedicado ao público feminino em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o Dia Internacional da Mulher, é uma data marcada pela luta das mulheres em busca da igualdade de direitos, livre de estigmas, estereótipos e todos os tipos de violência. Mesmo com todos os avanços conquistados nas últimas décadas, ainda muito há para se alcançar para que homens e mulheres vivam em pé de igualdade, respeitando suas diferenças. Já há vários exemplos de lideranças femininas ocupando cargos de destaque em todos os setores, mas ainda é preciso vencer a discriminação de gênero em todos os segmentos e acabar com a violência contra a mulher. Na Assembleia Legislativa, por meio da Bancada Feminina, haverá exposições, lançamentos literários e palestras. O Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Empresarial de Lages celebra esta data com um evento especial, o Mulheres de Sucesso. O evento deste ano irá homenagear mulheres que se destacaram em oito setores: Agronegócios, Comércio, Educação, Indústria, Impacto Social, Saúde, Serviços, Tecnologia e Inovação. O Mulheres de Sucesso será realizado no dia 3 de março, no auditório da ACIL, a partir das 19h30. Esses são apenas dois exemplos de homenagem ao mês da Mulher. Em todas as cidades catarinenses haverá programação local para marcar a data.
Empreender
Mais um espaço para facilitar abertura de negócios e facilitar o processo está disponível em Joinville, por meio de parceria da prefeitura com Sebrae. Desde que começou a ser estruturado, no início de 2021, mais de 5 mil atendimentos foram realizados pela equipe. Em uma pesquisa de satisfação realizada com os empreendedores atendidos, a aprovação do serviço foi superior a 95%. O Espaço do Empreendedor de Joinville funciona no Centro de Atendimento ao Cidadão e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, gratuitamente.
Exportações
Acordo de cooperação entre a Embaixada da República Argentina, o Consulado da Argentina em Florianópolis, Portonave – Terminais Portuários de Navegantes e a Secretaria de Assuntos Internacionais vai reduzir os custos logísticos de importação e exportação a partir deste mês. Esse é a primeira parceria bilateral do Porto de Navegantes em âmbito internacional, uma iniciativa que potencializa os negócios internacionais e fortalece Santa Catarina no segmento portuário. Em 2021, o comércio entre Argentina e Santa Catarina foi de 2 bilhões de dólares.
Impostos
Destinar parte do imposto de renda devido a projetos locais é um ato de cidadania que garante a permanência de recursos em Santa Catarina e subsidia iniciativas sociais importantes para a comunidade. Por isso, a Fiesc incentiva empresas e contribuintes a informar na declaração anual do Imposto de Renda que querem destinar valores a programas no estado. Na declaração, pessoas físicas podem doar até 6% do imposto de renda devido, sendo até 3% para os Fundos da Criança e do Adolescente e até mais 3% para os Fundos do Idoso.
Mais segurança
Segundo a Amurel – associação dos municípios da região de Laguna- pequenas e médias cidades catarinenses contarão com sistema de monitoramento por meio de câmeras em tempo real para mais segurança. Atividades suspeitas, danos ao patrimônio público e às ruas estarão disponíveis em rede, para pautar ações dos órgãos competentes. O modelo será contratado com baixo custo e simplificado por meio do Smart Ciga, para instalação até 8.850 câmeras exclusivamente para consorciados.
Educação em pauta
Professores da rede municipal de ensino de Tubarão, no Sul do Estado, serão capacitados para usar tablets como ferramenta pedagógica na sala de aula. São ao todo 350 aparelhos distribuídos em 14 escolas básicas de maneira permanente. A capacitação será ministrada por técnicos do Instituto Federal de Educação, com direito à certificação e assessoria técnica e pedagógica.
Produção e edição Luciana Mariot