Um forte aperto de mão selou a cerimônia de transmissão de cargo do governador Carlos Moisés (sem partido) para o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal (MDB), na tarde desta sexta-feira (5), na Casa D’ Agronômica, em Florianópolis. O evento, marcado pela forte presença de deputados de vários partidos, do ex-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) e do senador Dário Berger (MDB), além de diversas outras autoridades e lideranças, simbolizou o momento de harmonia que vivem os poderes em Santa Catarina, após meses de estremecimentos e uma quase ruptura institucional, com os dois processos de impeachment. Tanto no discurso de Mauro de Nadal quanto na fala de Carlos Moisés, essa lua de mel foi exaltada e destacada. O clima era festivo.
Carlos Moisés embarca neste sábado (6) para participar da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP26, que ocorre em Glasgow, na Escócia; e como a vice-governadora Daniela Reinehr também estará fora do país, já que representará o estado na Expo Dubai, cabe a Nadal assumir como governador. Ele prometeu manter a agenda de entregas que vem sendo realizada por Moisés e destacou que a posse simboliza o atual momento de harmonia que há entre os poderes no estado. “Fique tranquilo e não se acanhe de ligar se for preciso”, falou Nadal. Carlos Moisés também ressaltou a parceria e disse que viaja tranquilo, sabendo da competência de Nadal. “Deixo Santa Catarina nas mãos de quem só faz o bem para o estado. Viajo tranquilo”, resumiu.
Na viagem, a COP26, o governador Carlos Moisés falará de ações já desenvolvidas em Santa Catarina para a utilização de fontes mais limpas de energia. Recentemente, um dos exemplos desse propósito do governo é o trabalho envolvendo a construção de alternativas para a cadeia produtiva do carvão de forma justa, levando em conta a restauração do meio ambiente e a preservação de milhares de empregos.
Pinho Moreira no BRDE
Após a aprovação de sua indicação por parte do Banco Central do Brasil, Eduardo Pinho Moreira assumiu, nesta sexta-feira (5), como diretor financeiro do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul). A posse ocorreu, em Florianópolis, na presença de diretores, corpo técnico do banco e familiares. O Diretor Presidente, Wilson Bley Lipski, deu as boas. “Contar com o Eduardo Pinho Moreira nesta caminhada será um apoio fundamental para tornar o BRDE o maior banco de desenvolvimento do país”, destacou Bley. Durante o discurso de posse, Eduardo Pinho Moreira mencionou a relevância do novo desafio. “Assumo este compromisso com muita responsabilidade e vontade de trabalhar para tornar o BRDE ainda mais presente no desenvolvimento de Santa Catarina”, disse.
Eleição OAB-SC
Os representantes da chapa de Cláudia Prudêncio, que concorre à presidente da OAB-SC, emitiram nota a respeito do pedido de impugnação da chapa de Vivian De Gann. “Não é verdadeira a informação de que o motivo seja o excesso de mulheres. Isso é apenas uma narrativa falsa para ocultar irregularidades”, diz a nota. Registro de advogados inadimplentes, desrespeito à cota racial e a paridade de gênero, e inscrições de candidatos em chapas concomitantes são elencados com irregularidades.
Proteção Animal
A deputada Paulinha (sem partido) defende a criação de um Departamento de Proteção Animal vinculado à Secretaria de Saúde. Dez dias depois do II Encontro Anual de Líderes, liderado pelo Movimento#Juntos, coordenado por ela e pelo prefeito Paulinho, de Bombinhas, que reuniu mais de 700 lideranças em Canelinhas, a pauta abraçada pela parlamentar foi acolhida pelo governador Carlos Moisés. Além disso, foi pleiteado recurso orçamentário ao menos de R$5 milhões e um protocolo para o atendimento de denúncias de maus tratos via 190.
Reeleição
À frente da secretaria da Agricultura, Altair Silva (PP) vai buscar a reeleição para a Assembleia Legislativa em 2022.Altair está licenciado da Alesc para atuar no Executivo. Com o nome bem consolidado no Progressistas, nome estadualizado e uma atuação marcante na secretaria da Agricultura – com entregas contínuas -, Altair já tem o apoio de ao menos 23 prefeitos, 18 vices e aproximadamente 200 vereadores do PP e de outras siglas pelo Estado.
União e força
O deputado federal Fábio Schiochet será o presidente do União Brasil em Santa Catarina. Na disputa interna entre os integrantes das duas siglas que se fundiram para criação do novo partido, o parlamentar, eleito pelo PSL, demonstrou mais força do que o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, do DEM.