segunda-feira, dezembro 9, 2024

HomeJoaçabaDiocese de Joaçaba passa a pertencer a Arquidiocese de Chapecó

Diocese de Joaçaba passa a pertencer a Arquidiocese de Chapecó

Bispo de Joaçaba fala sobre criação de duas novas Arquidioceses em Santa Catarina.

A semana iniciou com ótimas notícias para a Igreja Católica de Santa Catarina com o anúncio, nesta terça-feira (5), da criação de duas novas arquidioceses para o Regional Sul 4 da CNBB que compreende as 10 Dioceses do estado catarinense.

A decisão do Papa Francisco, por meio da Nunciatura Apostólica no Brasil, criou as Arquidioceses de Chapecó e Joinville, respectivamente. Os atuais Bispos Dom Odelir Magri – Chapecó, e Dom Francisco Carlos Bach – Joinville, foram nomeados Arcebispos das suas respectivas novas Arquidioceses.

Com essa decisão, o estado de Santa Catarina terá três Províncias Eclesiásticas a partir de agora. São elas: A Arquidiocese de Florianópolis permanecerá com as dioceses de Criciúma e Tubarão. A nova arquidiocese de Joinville terá as dioceses de Blumenau e Rio do Sul como sufragâneas, enquanto a arquidiocese de Chapecó terá Caçador, Joaçaba e Lages.

Foto: Divulgação

Para Dom Mário Marquez, bispo da Diocese de Joaçaba, é motivo de alegria este avanço da Igreja em Santa Catarina. “Nos sentimos muito felizes com a elevação destas duas arquidioceses para o nosso estado. Essa decisão colabora de forma efetiva com o avanço pastoral e da evangelização das nossas comunidades que estarão mais próximas por meio das novas províncias eclesiásticas”, comentou.

Dom Mário ainda reforçou que “cada diocese permanecerá com sua atuação de maneira particular, porém, com a criação da arquidiocese de Chapecó, por exemplo, teremos mais proximidade pastoral para desenvolver as atividades de evangelização em todas as áreas de atuação da Igreja”, disse.

Entre os avanços que podem ser destacados está a proximidade maior com o Vaticano no que tange às aspirações das dioceses em seus avanços pastorais e nas necessidades de ampliação, diálogo mais próximo com a Nunciatura Apostólica e um zelo pastoral mais alinhado com a cultura local das comunidades que fazem parte da província eclesiástica.

A criação das duas arquidioceses não impacta na governança do Regional Sul 4 da CNBB que permanecerá abrangendo as 10 dioceses do estado de Santa Catarina.

Sobre a criação de uma arquidiocese: uma arquidiocese, também chamada de província eclesiástica, é uma divisão administrativa que abrange dioceses vizinhas, assumindo essa posição devido ao seu tamanho ou relevância histórica. O arcebispo, figura de maior autoridade na arquidiocese, tem a função de coordenar os bispos locais e promover a unidade pastoral na região. Dom Odelir José Magri, MCCJ, foi nomeado arcebispo de Chapecó, e dom Francisco Carlos Bach nomeado arcebispo de Joinville. Ambos detêm poderes episcopais em suas próprias arquidioceses e possuem jurisdição limitada sobre as dioceses sufragâneas, conforme estabelecido pelo Direito Canônico.

(Fonte Pascom)

Posts semelhantes

Posts recentes