O Centro de Inovação do Vale do Rio do Peixe – Inovale comemorou, nesta quarta-feira (8), um ano de funcionamento e contabiliza 26 empresas, entre residentes e incubadas, que geraram mais de 20 milhões em negócios. Até a sua concretização, teve um longo caminho percorrido de desafios e muito trabalho de pessoas que acreditam que a inovação é o caminho do desenvolvimento.
HISTÓRIA
Há 10 anos, o Polo Inovale era apenas uma ideia na cabeça de um grupo de pessoas que acreditavam no potencial de nossa região e que a inovação seria o caminho para o desenvolvimento. Quando surgiu a iniciativa do Governo do Estado na construção de Centros de Inovação, Joaçaba não poderia ficar de fora. Desta forma, instituições regionais, hoje parceiras do Centro de Inovação, uniram forças e iniciaram o movimento pela inovação em toda região, em mais de 20 municípios no Vale do Rio do Peixe.
A demanda pela inovação foi conquistada e a construção do prédio do Centro de Inovação do Vale do Rio do Peixe – Inovale foi viabilizado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e da Fapesc.
PARCERIAS
Durante os últimos 12 meses, o Centro de Inovação firmou grandes parcerias, como com a Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense – Acioc, quando criou 23 espaços de coworking onde empreendedores podem dar vazão às suas ideias e projetos com um custo acessível na utilização da estrutura. Além disso, também teve a adoção de espaços como sala de treinamento e de reunião com as instituições: Unoesc, Unimed, Sicredi e Sebrae, salas que estão disponíveis para locação e uso da comunidade.
CONEXÕES
Além da Incubadora Joaçaba, o núcleo de entrada de negócios inovadores, está conectado a outras incubadoras da região, fortalecendo o ecossistema empreendedor, como por exemplo a Incubadora Tecnológica de Luzerna – ITL, que inspirou nos primeiros passos e hoje é parceira de todas as horas.
Das conexões que disseminam a inovação regional estão outros habitats, como a AGIR – Agência de Inovação e Relações Institucionais da Unoesc, com a Pré-incubadora e como apoiadores de programas de fomento como Nascer, REUNI, palestras e eventos pela região.
Entre os parceiros, o Centro de Inovação também uniu forças para apoiar ações de empreendedorismo com a CDL Joaçaba, a Epagri, o Sistema S, por meio do SESC, SENAC e SEBRAE, o Instituto Federal de Educação e a Valle Innovation – Incubadora Americana situada no Vale do Silício.
IMPACTO REGIONAL
Apenas neste ano, o Centro de Inovação do Vale do Rio do Peixe – Inovale foi palco de 105 eventos, sendo 39 externos. Seja realizando visitas técnicas ou eventos como o Startup Extreme em São Miguel do Oeste ou apoiando a Feira Gera, REUNI Challenge, ExpoACIAF, VI Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Também participou de eventos que reuniram diferentes públicos, empresários, empreendedores, gestores, academia e jovens estudantes, todos mergulhados em um ambiente único de inovação.
A Prefeitura de Joaçaba também contribui para o fortalecimento do ecossistema, criando ações e políticas públicas que promovem a inovação, tendo como destaque o Programa Contribuinte Incentivador, que pode ser exemplo para outros municípios.
Além de palestras em outras cidades, o Centro de Inovação esteve presente em 22 reuniões com prefeituras, empresas e instituições.
COMEMORAÇÃO
Com o Centro de Inovação estruturado criou-se um ambiente ideal para a união das quatro hélices: academia, governo, setor empresarial e sociedade civil organizada.
Um ambiente de inovação que é celebrado com orgulho e é visto diariamente o resultado das conexões feitas nesse local. O sentimento é de otimismo para que muitas outras ações sejam possíveis no próximo ano para aproximar ainda mais a comunidade deste novo centro de serviços.
CENTRO INOVALE EM NÚMEROS
2.400 m²
26 empresas
179 pessoas
23 estações Acioc Hub
6 salas de reuniões
1 restaurante
1 auditório
INCUBADORA JOAÇABA
19 startups
51 pessoas
1,2 milhão em negócios
RESIDENTES
7 empresas
12 pessoas
23,9 milhões em negócios
(Fonte Ascom Centro de Inovação do Vale do Rio do Peixe)