SUV chega cheio de novidades, sem stepe e com kit para rodar até 80km com pneu furado. Modelo também ganhou teto solar, câmbio automático de 6 marchas e motor 1.5
Rodrigo Leitão
jornalismo@raizesdiario.com.br
Ele ficou urbano. Antes o Ecosport se caracterizava por uma roupagem off road, de carro coringa para desfilar na cidade e no campo. Essa linha foi mantida, mas a grande novidade do modelo SUV da Ford é a cara urbana que ele ganhou. Agora, além de uma bela traseira capaz de competir em nível de igualdade com os principais concorrentes do segmento, tanto os nacionais quanto os importados, o Ecosport inova ao eliminar o pneu stepe antes visível na porta do porta-malas, mas também por ser o primeiro veículo no Brasil a abolir este acessório. Ele chega com preço de R$ 103.890, equipado com motor 1.5 e câmbio automático de 6 marchas.
Se o pneu furar, o motorista do novo Ecosport Titanium pode rodar até 80 km sem precisar fazer uma troca. Isso se deve a um kit que não ocupa espaço no porta-malas e que possibilita reparo imediato, além da formação do pneu que, com camada dupla, segura a evasão do gás de enchimento, se guiado a uma velocidade até 80 km por hora.
ACEITAÇÃO
“Achei lindo, fotografei o carro todo”, celebrou a aposentada Catarina Barcelos, que esteve no lançamento do carro, no sábado dia 23, na revendedora Auto Plus Ford, de Joaçaba. Segundo o gerente comercial da Auto Plus, Juliano Reis, o fluxo de visitantes foi muito bom. “Fizemos a primeira venda aqui pra Joaçaba e o cliente saiu muito satisfeito”, comemorou Juliano.
Segundo o gerente, na região de Joaçaba a aceitação ao EcoSport é muito grande. “Na verdade, aqui o mercado é completo para este carro. Temos o interior, onde podemos atender aquele cliente off road e temos a cidade com uma geografia muito sinuosa, o que facilita a comercialização desse modelo agora mais urbano”. De acordo com Juliano Reis, o pacote de maior requinte da versão Titanium agradou muito o joaçabense. “Isso também porque traz uma tecnologia superior aos seus concorrentes”, enfatizou.
PIONEIRISMO
Pioneiro no mercado, o Ecosport é uma aposta da Ford para mudar os rumos do segmento de SUV compacto. De acordo com o gerente da Auto Plus Ford, foi este modelo que inaugurou o segmento de SUVs no Brasil e, “como ele saiu na frente, temos uma gama de produtos bem completa. Ele começa na versão SE (R$ 69.990,00), cuja relação custo-benefício é muito boa. Depois vem a versão mais completa, a FreeStyle, que traz alguns itens com tecnologia avançada, como o GPS e câmera de ré integrada. Além de um pacote conforto”.
Juliano Rei explica que a versão 2020 do Ecosport traz o modelo AWD, Storm, a única do mercado e que integra todos os pacote. Ele ressalta que a posta na novidade da versão Titanium vai mexer com o mercado brasileiro de SUVs médios. “Ela não traz mais o pneu stepe na traseira e a Ford é a única marca que já oferece sua versão 2020 produzida no Brasil. Essa tecnologia dos pneus de carro de alta performance, de linha premium, é o nosso diferencial”, avalia o gerente.
VISIBILIDADE
O supervisor Nilson Aluir Decol também gostou da novidade. “Achei um carro muito agradável, com uma tecnologia que se adapta bem à nossa qualidade de estradas. A eliminação do pneu estepe na traseira melhorou muito a visibilidade do veículo. Isso sem falar da tecnologia de poder rodar com o pneu furado”.
O consumidor Leonardo de Oliveira, que também prestigiou o lançamento, disse que ficou satisfeito com a nova Ecosport. “Deu uma adequada, ficou bacana, urbana, ganhou uma caraterística diferente, buscando um público supostamente diferente, um público urbano, porque antes ela estava mais para o off road, para as estradas de terra.”
O aposentado Nivaldo Barcelos achou a nova versão “excelente”. Ele destacou a eliminação do stepe, “que valorizou a traseira e não diminuiu o porta-malas, já que vem com o kit pneu, que possibilita resolver problemas de furo sem precisar substituí-lo.”
FICHA TÉCNICA
Modelo: Ecosport Titanium 1.5 AT 2020
Procedência: Nacional, SUV, 4 portas, 5 ocupantes
Motor: Dianteiro, Transversal, Injeção multiponto, 4 cilindros em linha
Combustível: Flex
Potência: 137 cv (E) / 130 cv (G) a 6.500 rpm
Transmissão: Automática de 6 marchas
Tração: Dianteira
Aceleração: 0 a 100 km/h 11,8 s
Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo: Urbano (7,1 km/l (E) / 10,3 km/l (G);
Rodoviário (8,6 km/l (E) / 12,6 km/l (G))
Autonomia máxima: 447 km (E) / 655 km (G)
Freios: Dianteiros (Disco ventilado), Traseiro (Tambor)
Direção: Elétrica
Porta-malas: 356 litros
Carga útil: 390 kg
Tanque de combustível: 52 litros