Gestores e servidores das Secretarias Municipais de Assistência Social de Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil de Joaçaba e do Abrigo 99, alinharam, em reunião desta quarta-feira (28), o acolhimento de pessoas em situação de rua e em trânsito durante esse período de frio intenso.
Na reunião, diante da parceria proposta, foi realizado um protocolo de fluxo, ficando definido que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, quando forem acionados, entrem em contato com os servidores responsáveis de cada serviço da Assistência Social para a designação das pessoas nos respectivos locais nas cidades em que se encontra em situação de rua ou estão em trânsito no momento no município.
Segundo Sérgio Moacir do Nascimento, secretário de Assistência Social de Herval d’Oeste, que esteve presente com sua equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), ficou acordado nesta reunião que os três municípios farão um trabalho conjunto para os próximos dias de frio intenso, para que sejam abrigadas as pessoas que necessitem.
O local é no Abrigo 99, no bairro São Vicente em Herval d’Oeste, no período noturno, sendo que no período diurno, o CREAS de cada município, fará o encaminhamento destas pessoas, que muitas vezes são pessoas que estão em trânsito e não propriamente moradores de rua.
Este trabalho terá o auxílio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar e está previsto até segunda-feira, caso houver necessidade poderá ser prorrogado.
Em Joaçaba, o telefone de contato do Serviço de Abordagem de Rua é o (49) 99157-4486.
(Fonte Prefeitura de Joaçaba e Prefeitura de Herval d´Oeste)