Claudia Mota
jornalismo@raizesdiario.com.br
O município de Joaçaba será sede do Encontro Regional dos Surdos nesta sexta-feira, dia 27. O encontro, organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Surdos – CER-APAS de Joaçaba, será na Sede Campestre do Clube 10 de Maio, localizado ao lado da Unoesc Campus 2. Segundo os organizadores, aproximadamente 175 pessoas participarão do evento.

A programação começa às 9h com café da manhã e segue com palestras a partir das 9h30 sobre “o trabalho da Apas”, “Educação e o Mercado de Trabalho da pessoa Surda” e sobre os “Valores Humanos”. Uma apresentação de Coral em Libras encerra o evento.
As palestras serão ministradas por Sonia Molin, servidora pública da Fundação Catarinense de Educação Especial, lotada na APAS na função de professora e diretora, graduada em Educação Especial com especialização em psicopedagogia e Libras e por Luiz Fernando Conrado, professor de Libras, graduado em Pedagogia e em Letras Libras, cursando pós-graduação em Educação Especial. Alguns usuários da APAS de Joaçaba participarão do evento como palestrantes.
Segundo Sonia Molin, o encontro terá por objetivo, proporcionar o fortalecimento de vínculos das pessoas com deficiência auditiva ou surdez entre os pares e comunidade. “Faremos um breve histórico com as lutas, dificuldades e conquistas da comunidade Surda. A atuação da Apas enquanto Associação que tem no seu estatuto atuar na defesa e garantia dos direitos dos seus usuários, assegurando ensino de qualidade na língua de sinais e no português escrito”, resume a diretora.
O evento é gratuito, mas tem vagas limitadas. “O encontro não é aberto ao público em geral, devido ao limite de recursos financeiros para a realização e ao limite de espaço do local. São convidados a participar do ‘Encontro Regional dos Surdos’ pessoas surdas da região, seus familiares e profissionais que atuam com pessoas surdas. Cada empresa e escola podem mandar um representante ao evento”, explica Sonia Molin, que confirma a presença de pessoas dos municípios de Campos Novos, Capinzal, Caçador, Fraiburgo e Curitibanos.
Mais informações pelo telefone 3521-2579.
O ENCONTRO
Anualmente é promovido em nível regional o “Encontro de Surdos”. Este ano, a Apas de Joaçaba será responsável em organizar o evento com o objetivo de proporcionar as pessoas com deficiência auditiva ou com surdez o fortalecimento de vínculos das relações entre os pares e comunidade, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes. Além de valorizar o sentido de vida coletiva pautado na defesa e afirmação da garantia de direitos e no desenvolvimento de capacidade dos usuários portadores de deficiência auditiva e surdez.
APAS JOAÇABA
A APAS de Joaçaba é uma associação civil beneficente, com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa e outros, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, tendo sede na Rua Osvaldo Mello, nº 43, Centro.
A Associação tem papel essencial na aquisição e no aprendizado da Língua de sinais brasileira (Libras), na prestação de serviços de educação e inserção de crianças, jovens e adultos com deficiência auditiva e surdez na sociedade e tem por Missão promover e articular ações de defesa e garantia de direitos, de prevenção, de orientação, de prestação de serviços, de apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência auditiva e surdez e à construção de uma sociedade com equidade, justa e solidária.