sexta-feira, março 1, 2024

HomeCulturaJoaçaba será sede do Encontro Regional dos Surdos

Joaçaba será sede do Encontro Regional dos Surdos

Claudia Mota
jornalismo@raizesdiario.com.br

O município de Joaçaba será sede do Encontro Regional dos Surdos nesta sexta-feira, dia 27. O encontro, organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Surdos – CER-APAS de Joaçaba, será na Sede Campestre do Clube 10 de Maio, localizado ao lado da Unoesc Campus 2. Segundo os organizadores, aproximadamente 175 pessoas participarão do evento.

Encontro Regional dos Surdos de 2018, em Campos Novos – Foto Divulgação

A programação começa às 9h com café da manhã e segue com palestras a partir das 9h30 sobre “o trabalho da Apas”, “Educação e o Mercado de Trabalho da pessoa Surda” e sobre os “Valores Humanos”. Uma apresentação de Coral em Libras encerra o evento.

As palestras serão ministradas por Sonia Molin, servidora pública da Fundação Catarinense de Educação Especial, lotada na APAS na função de professora e diretora, graduada em Educação Especial com especialização em psicopedagogia e Libras e por Luiz Fernando Conrado, professor de Libras, graduado em Pedagogia e em Letras Libras, cursando pós-graduação em Educação Especial. Alguns usuários da APAS de Joaçaba participarão do evento como palestrantes.

Segundo Sonia Molin, o encontro terá por objetivo, proporcionar o fortalecimento de vínculos das pessoas com deficiência auditiva ou surdez entre os pares e comunidade. “Faremos um breve histórico com as lutas, dificuldades e conquistas da comunidade Surda. A atuação da Apas enquanto Associação que tem no seu estatuto atuar na defesa e garantia dos direitos dos seus usuários, assegurando ensino de qualidade na língua de sinais e no português escrito”, resume a diretora.

O evento é gratuito, mas tem vagas limitadas. “O encontro não é aberto ao público em geral, devido ao limite de recursos financeiros para a realização e ao limite de espaço do local. São convidados a participar do ‘Encontro Regional dos Surdos’ pessoas surdas da região, seus familiares e profissionais que atuam com pessoas surdas. Cada empresa e escola podem mandar um representante ao evento”, explica Sonia Molin, que confirma a presença de pessoas dos municípios de Campos Novos, Capinzal, Caçador, Fraiburgo e Curitibanos.

Mais informações pelo telefone 3521-2579.

O ENCONTRO

Anualmente é promovido em nível regional o “Encontro de Surdos”. Este ano, a Apas de Joaçaba será responsável em organizar o evento com o objetivo de proporcionar as pessoas com deficiência auditiva ou com surdez o fortalecimento de vínculos das relações entre os pares e comunidade, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes. Além de valorizar o sentido de vida coletiva pautado na defesa e afirmação da garantia de direitos e no desenvolvimento de capacidade dos usuários portadores de deficiência auditiva e surdez.

APAS JOAÇABA

A APAS de Joaçaba é uma associação civil beneficente, com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa e outros, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, tendo sede na Rua Osvaldo Mello, nº 43, Centro.

A Associação tem papel essencial na aquisição e no aprendizado da Língua de sinais brasileira (Libras), na prestação de serviços de educação e inserção de crianças, jovens e adultos com deficiência auditiva e surdez na sociedade e tem por Missão promover e articular ações de defesa e garantia de direitos, de prevenção, de orientação, de prestação de serviços, de apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência auditiva e surdez e à construção de uma sociedade com equidade, justa e solidária.

Posts semelhantes

Posts recentes