sexta-feira, março 1, 2024

HomeEsportesNavegador de Joaçaba vence Copa Scherer 4x4 Carbon Free 2019

Navegador de Joaçaba vence Copa Scherer 4×4 Carbon Free 2019

Competidores do município se destacaram nas categorias Graduado e Turismo Light

Pódio Campeões Graduado – Foto Aline Ben-Comunicação 4×4

A cidade de Videira, no Oeste Catarinense, foi a grande responsável por encerrar a temporada 2019 da Copa Scherer 4×4 Carbon Free. A final do campeonato aconteceu no dia 23 de novembro e reuniu competidores das categorias de carros 4×4 Graduado, Turismo e Turismo Light. Em 2019 cerca de 80 pilotos e navegadores participaram das cinco provas da competição que, além de Videira, também passou pelas cidades de Joaçaba, Fraiburgo, Curitibanos e Caçador. Entre os destaques da temporada estiveram novamente competidores de Joaçaba que subiram aos pódios nas categorias Graduado e Turismo Light. Nesta última, o navegador Fábio Conte venceu a prova de Videira e, em consequência, também conquistou o título de 2019 pela categoria.

O evento que fechou a temporada foi realizado em Videira e contou com 118 quilômetros de prova, sendo 56 de trecho navegado e 62 de deslocamentos, passando por duas fazendas da região. A cidade realizou uma grande festa que reuniu amigos e famílias para celebrar o esporte off-road em um dos anos em que a competição mais cresceu em termos técnicos e de organização e agradou cada vez mais pilotos e navegadores aprimorando suas características de prova com o passar das etapas.

Nova direção técnica em 2019

Entre os elogios destacados pelos pilotos e navegadores sobre a Copa Scherer 4×4 Carbon Free 2019, o mais citado foi a adição do novo diretor de prova, Alexandre Rech, à equipe da competição. Segundo Rech, trabalhar na Copa Scherer neste ano foi uma oportunidade para evoluir como diretor de prova. “Aqui encontrei a matéria-prima para se fazer rally, aliado a receptividade das cidades e dos clubes que ajudaram a compor cada etapa. A Copa Scherer me ajudou a evoluir, por isso deixo meu muito obrigado a todos que puderam andar, se divertir, passar perrengue e colocar mais uns capítulos nas resenhas que o rally proporciona”, afirma.

Pódio Campeões Turismo Light – Foto Aline Ben-Comunicação 4×4

Dupla nova e festa de Joaçaba na Turismo Light

Em ritmo de testar novas experiências quem venceu a prova de Videira foi uma nova dupla que se formou em Joaçaba especialmente para a final. O piloto Valdir Cortina topou o convite do conterrâneo, o navegador Fábio Conte, para substituir seu piloto habitual e ajudá-lo a conquistar o título da Copa Scherer em 2019. “Mesmo sabendo da responsabilidade e sem competir desde a primeira etapa do campeonato, Valdir agarrou a oportunidade de formarmos uma parceria que já analisávamos há anos. A prova foi excelente, médias justas e local desafiador, onde o diretor de prova não poupou esforços para fechar o ano com chave de ouro”, diz Fábio. “A Copa Scherer está em um nível técnico muito bom, eu aprendo muito e a gente vê que os competidores aqui da região estão se destacando muito nos outros campeonatos que eles frequentam”, destaca Valdir.

A cidade de Joaçaba ainda contou com representantes no pódio da Graduado. O piloto Elói Petry e seu filho, o navegador Naor Petry, terminaram a prova de Videira na quinta colocação entre os competidores mais experientes. Com o resultado, a dupla subiu novamente ao pódio dos campeões da temporada. Como nem todas as duplas se repetem ao longo do ano, Elói terminou a competição em quinto lugar entre os pilotos e Naor ficou com a quarta colocação na classificação geral de navegadores.

Para o piloto da Graduado, a competição cresceu muito em 2019, principalmente em termos de organização.  “A chegada do Rech deu um talento maior para a Copa, foi uma prova melhor que a outra. A Copa Scherer 2019 foi um sucesso total entre os participantes, principalmente na parte técnica e também no companheirismo. A amizade que foi travada em todas as categorias é fora do comum. É muito gratificante ver famílias participando, pais e filhos competindo juntos”, analisa Elói.

Compromisso ambiental

A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores e patrocinadores da Copa Scherer 4×4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A atividade na maioria das vezes é realizada ainda em meio à prova. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.

A Copa Scherer 4×4 Carbon Free tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc) e organização da West Eventos 4×4 Carbon Free. O patrocínio é de Scherer Autopeças, Mahle Original, Filtros Tecfil, Sabó, Motorkote, Monroe Amortecedores, SFI CHIPS, Maxxis Pneus, Salgadinhos STRIKE, Cup Noodles e Berg Bier Cervejaria. A etapa local contou com apoio do Posto Dois Pinheiros e do Hotel das Videiras.

CONFIRA ABAIXO OS PÓDIOS COMPLETOS DA ÚLTIMA PROVA E DO CAMPEONATO DE 2019.

PÓDIOS PROVA VIDEIRA

GRADUADO (Piloto/Navegador)
1º Leandro Riffel (Piratuba-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC)
2º Dirceu Potrich (Ipira-SC) e André Lengler (Chapecó-SC)
3º Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Leandro Macedo Ferreira (Curitiba-PR)
4º Everton Gratt (Capinzal-SC) e Wesley Sari (Ouro-SC)
5º Elói Petry e Naor Petry (Joaçaba-SC)

TURISMO (Piloto/Navegador)
1º Paulo Lacowicz e Ramon Lacowicz (Fraiburgo-SC)
2º Denilson Bonfanti e Bruna de Oliveira (São Bento do Sul-SC)
3º Fábio Dalpaz (Rio do Sul-SC) e Deivid Giacometi (Capinzal-SC)
4º José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC)
5º Carlos Alberto Volpato (Tubarão-SC) e Maurício Ibrahim (Chapecó-SC)

TURISMO LIGHT (Piloto/Navegador)
1º Valdir Cortina e Fábio Conte (Joaçaba-SC)

2º Mauro Ilhacos e André Hachmann (Piratuba-SC)
3º Gilson Savaris (Capinzal-SC) e Matheus Driessen (Caçador-SC)
4º Ramon Oliveira de Souza (Tubarão-SC) e Diógenes Pegoraro (Caçador-SC)
5º Altair Mazieiro e Eduardo Baldissera (Capinzal-SC)

PÓDIOS CAMPEONATO 2019

GRADUADO (Piloto/Navegador)
1º Leandro Riffel (Piratuba-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC)
2º Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Wesley Sari (Ouro-SC)
3º Everton Gratt (Capinzal-SC) e Leandro Macedo Ferreira (Curitiba-PR)
4º Dirceu Potrich (Ipira-SC) e Naor Petry (Joaçaba-SC)
Eloí Petry (Joaçaba-SC) e Thiago Silva (Gravataí-RS)

TURISMO (Piloto/Navegador)
1º José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC)
2º Paulo Lacowicz e Ramon Lacowicz (Fraiburgo-SC)
3º Fábio Dalpaz (Rio do Sul-SC) e Deivid Giacometi (Capinzal-SC)
4º César Leobet e Eduardo Leobet (Piratuba-SC)
5º Ari Tondin e André Tondin (Piratuba-SC)

TURISMO LIGHT (Piloto/Navegador)
1º Gilson Savaris (Capinzal-SC) e Fábio Conte (Joaçaba-SC)
2º Altair Mazieiro (Capinzal-SC) e Matheus Driessen (Caçador-SC)
3º Giovani Modolon (Jaguaruna-SC) e Eduardo Baldissera (Capinzal-SC)
4º Ramon Oliveira de Souza (Tubarão-SC) e Diógenes Pegoraro (Caçador-SC)
5º Mauro Ilhacos e André Hachmann (Piratuba-SC)

Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4

Posts semelhantes

Posts recentes