Segunda geração do modelo já está à venda por R$ 195 mil. Modelo agrega novas tecnologias e com maior autonomia de combustível: de 240 a 389 km por carga.
A Nissan não esconde o orgulho quando se refere ao seu modelo 100% elétrico, o Leaf, que teve a primeira geração lançada em 2010. De lá para cá, foram vendidas mais de 400 mil unidades do modelo em diferentes mercados. O Brasil esteve fora dessa história até o ano passado, quando a segunda geração do Nissan Leaf foi apresentada no Salão do Automóvel e o modelo passou a ser oferecido em pré-venda, com preço sugerido de R$ 178.400. Agora, a montadora inicia oficialmente as vendas do elétrico no mercado brasileiro por R$ 195 mil, e espera começar uma nova fase na América do Sul.
O Nissan Leaf comercializado no Brasil é importado do Reino Unido, da unidade de Sunderland, na Inglaterra. Será vendido em uma versão única, que traz entre outros itens sistema de partida em rampas; controle dinâmico de chassi, vidros elétricos, volante com revestimento sintético e comandos de som, telefone e computador de bordo, encosto do banco traseiro bipartido (60/40), porta-luvas com iluminação, luzes diurnas de LED (DLR), rodas de liga leve aro 17, bancos dianteiros com aquecimento e ar-condicionado automático.
VENDAS
As vendas da segunda geração do Nissan Leaf estão sendo iniciadas simultaneamente no Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. Por aqui, o elétrico será vendido em concessionárias da marca em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília. O modelo é o produto mais representativo da Nissan Intelligent Mobility, a nova visão de mobilidade da marca. Para o mercado brasileiro, o Leaf chega trazendo um kit com equipamentos de recarga para casa e rua, que inclui um carregador caseiro homologado pela Nissan, com instalação gratuita, um cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2.
DESIGN
Com desenho moderno que mescla as linhas de um hatch com as de um SUV compacto, o Nissan Leaf chama a atenção também pela tecnologia embarcada. O modelo traz o e-Pedal, sistema que permite que o motorista acelere ou pare o carro somente com o movimento do acelerador.
INTELIGENTE
O Leaf traz ainda o Nissan Intelligent Safety Shield, que inclui sistemas como o alerta de mudança de faixa, sistema de prevenção de mudança de faixa, assistente de frenagem de emergência, controle de velocidade, sistema de advertência de ponto cego, quatro câmeras do sistema de visão 360 graus com detector de movimento, alerta de atenção do motorista, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e alerta de tráfego cruzado traseiro.
SEGURANÇA
A lista inclui ainda seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força e sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis. O Nissan Leaf conquistou cinco estrelas no teste de impacto do EuroNcap.
BATERIAS
Uma das principais mudanças da primeira para a segunda geração do Leaf está no e-powertrain. O modelo ganhou novas baterias de íon-lítio de 40kWh, que alimentam o motor elétrico, proporcionando potência de 110kW ou 149cv, 37% mais do que a geração anterior, e torque de 32,6kgfm (26% maior). Melhor desempenho com emissão zero. O motor elétrico disponibiliza o torque máximo em apenas 0,1 segundo.
AUTONOMIA
Com esse sistema, o Leaf tem autonomia de 389 quilômetros no ciclo WLTP, ou 240 quilômetros no ciclo americano. A Nissan informa que modificou as dimensões e a estrutura das células de íon-lítio, resultando em maior densidade de potência, maior durabilidade da bateria após a carga e a descarga.
RECARGA
O elétrico da Nissan tem três níveis de recarga. No nível 1, com cabo de recarga emergencial, conectado a tomadas de 120V ou 220V, faz a recarga em prazo de 20 a 40 horas. No nível 2, com carregador de parede e padrãao de 220V a 240V, a recarga é feita entre 6 e 8 horas. Já no nível 3, com carregador rápido, corrente contínua e alta voltagem, a recarga é feita em 60 minutos.
EQUIPAMENTOS
O Leaf vem equipado com central multimídia A-IVI, com tela tátil colorida de oito polegadas, conectividade por Android Auto e Apple CarPlay, possibilitando acesso a aplicativos como Waze, Spotify, Deezer, Google Maps e Door-To-Door, que ao ser instalado em um telefone móvel diponibiliza um GPS mais ágil. O sistema multimídia pode ser operado por comando de voz, permitindo responder mensagens de texto, acessar agenda de contatos e traçar rotas no GPS.
INTERIOR
O interior do Leaf tem espaço funcional, com todos os comandos bem à mão do motorista. A cor azul está presente na costura dos bancos, painel e volante. Já a configuração do novo display colorido de oito polegadas com tela de película fina (TFT) dá destaque às principais funções, como o indicador do Nissan Intelligent Safety Shield, de energia disponível e informações sobre os sistemas de GPS e áudio.