domingo, abril 21, 2024

HomeRegiãoPadre Adenis é nomeado Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de Curitiba

Padre Adenis é nomeado Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de Curitiba

A última semana do mês de fevereiro foi celebrada com uma grande notícia para a Diocese de Joaçaba. Ao iniciar a manhã do dia 28 de fevereiro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Nunciatura Apostólica, anunciou a nomeação do Padre Adenis Roberto de Oliveira, natural do município de Vargem Bonita, para o cargo de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba.

O comunicado, publicado nos canais oficiais de comunicação da CNBB apresentou o anúncio ao destacar: “A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, a decisão do Papa Francisco em nomear o padre Adenis Roberto de Oliveira como bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba, no Paraná. Atualmente, monsenhor Adenis é pároco na Paróquia Santo Antônio de Igarapé (MG) e reitor do Seminário Maior Mater Misericordiae dos Missionários Servos dos Pobres, também em Igarapé”.

Padre Adenis, em contato com a assessoria de comunicação da Diocese de Joaçaba, falou sobre a importância deste momento para sua vida religiosa. “A minha expectativa é a de servir ao Senhor. Foi sempre isso que fiz ao longo da minha vida sacerdotal. Estou respondendo ao chamado que Deus fez em minha vida”, comentou.

O Padre Francisco de Assis, Delegado da Congregação dos Missionários Servos dos Pobres no Brasil”, destacou que a nomeação do Monsenhor Adenis é um fato muito relevante para a história da Diocese de Joaçaba e da Congregação. “Estamos felizes com este momento tão especial vivenciado pelo agora Monsenhor Adenis que possui suas raízes na região. É a confirmação de uma missão muito importante da Diocese de Joaçaba, celeiro de grandes vocações ao longo da sua história “, disse.

O Bispo Diocesano Dom Frei Mário Marquez OFMCap afirmou que a nomeação do Monsenhor Adenis é motivo de alegria. “Estamos prestes a celebrar os 50 anos da Diocese de Joaçaba e ficamos imensamente felizes com esta nomeação do Padre Adenis para bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba. Desejamos uma missão de muitas realizações e que ele conte sempre com as nossas orações”, completou.

QUEM É MONSENHOR ADENIS

Monsenhor Adenis Roberto de Oliveira nasceu no dia 8 de julho de 1974, em Vargem Bonita (SC). Entrou para o Seminário Missionários Servos dos Pobres, em Joaçaba (SC), em 1988. Cursou a Faculdade de Filosofia no Studium OSBM, em Curitiba (PR), de 1993 a 1996, e a faculdade de Teologia no Studium Theologicum, também em Curitiba (PR), de 1997 a 2000. Fez mestrado em Teologia Moral pela Accademia Alfonsiana em Roma, de 2007 a 2010.

Em 11 de março de 2001 foi ordenado diácono na Paróquia São Marcos, em Curitiba (PR), pela imposição das mãos do então Arcebispo de Curitiba, dom Pedro Fedalto. Em 15 de setembro do mesmo ano, foi ordenado presbítero na Capela Sagrado Coração de Jesus de Vargem Bonita, pela imposição das mãos de dom Osório Bebber, na época bispo de Joaçaba.

Sua primeira nomeação foi de pároco da Paróquia Cristo Rei em Ibicaré (SC) na diocese de Joaçaba (SC). De 2004 a 2006 atuou como pároco da Paróquia São Marcos em Curitiba (PR). Seguiu então para Roma, na Itália, onde exerceu, de 2007 a 2018, a função de conselheiro e secretário geral da Congregação dos Missionários Servos dos Pobres. Ainda em Roma, foi também pároco da Paróquia Santa Maria della Perseveranza, de 2015 a 2022. Desde 12 de novembro de 2022, é pároco da Paróquia Santo Antônio, em Igarapé, Minas Gerais, e reitor do Seminário Maior Mater Misericordiae dos Missionários Servos dos Pobres na mesma cidade.

(Fonte: Ascom Diocese de Joaçaba e Ascom Arquidiocese de Curitiba)

Posts semelhantes

Posts recentes