A chegada do mês de outubro e a importância desta data foi lembrada na sessão da Câmara de Vereadores de Joaçaba na última semana. O ‘Outubro Rosa’ foi instituído como mês oficial para promover a conscientização, a prevenção e o diagnóstico precoce ao câncer de mama.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é a segunda causa de morte natural no Brasil, só perde para os problemas cardíacos. O tabagismo, o sedentarismo e a alimentação inadequada colaboram para o surgimento de tumores, avaliam especialistas na área. O autoexame e consultas de rotina ao médico são essenciais.
Os vereadores parabenizaram as integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joaçaba pelo trabalho voluntário em benefício da prevenção e no tratamento das mulheres que desenvolveram a doença.
Sobre a RFCC de Joaçaba
A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) oferece consultas de enfermagem com exame clínico das mamas e coleta de material para exame citopatológico, além de encaminhamentos para mamografia e ultrassom. Também viabiliza o empréstimo de perucas, doação de lenços, fraldas geriátricas e sutiãs adaptados para as mulheres que passaram por mastectomia, além de atendimento psicológico, aulas de Yoga e sessões de Reiki, acupuntura e auriculoterapia. Já os atendimentos fisioterápicos são disponibilizados em parceria com o AMU.
A entidade ainda conta com um brechó e uma oficina de artesanato, onde são feitos trabalhos em crochê, pet colagem, bordados e pinturas. As peças são comercializadas e o lucro é revertido para a continuidade das atividades. Outra iniciativa são as palestras de conscientização nas empresas, escolas, centros comunitários e grupos de idosos, com a distribuição de panfletos que orientam para a prevenção.
O mês de outubro concentra o maior número de ações, devido ao Outubro Rosa, mas a Rede Feminina realiza seu trabalho de janeiro a dezembro. Aproximadamente 55 voluntárias doam seu tempo, carinho e atenção e contribuem para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, na Rua Roberto Trompowsky, nº 224, no quarto andar do AMU. O telefone para contato é o (49) 3521-2522. Alguns dos serviços oferecidos estão temporariamente suspensos em função da pandemia provocada pelo coronavírus.
(Fonte: RFCC e Câmara de Joaçaba)