domingo, dezembro 1, 2024

HomeNotíciasColuna Pelo Estado - Relatório de Dário Berger define regras do Sistema...

Coluna Pelo Estado – Relatório de Dário Berger define regras do Sistema Nacional de Educação

Foto Agência Senado

Por unanimidade, a Comissão de Educação (CE) do Senado Federal aprovou o relatório do senador Dário Berger (MDB) ao Projeto de Lei – PLP 235/2019, que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE). A matéria segue agora para decisão final no plenário em regime de urgência e, caso aprovada, será enviada para análise na Câmara dos Deputados. Atualmente o Brasil conta com um Sistema Nacional de Segurança Pública (SUSP), um Sistema Único de Saúde (SUS), mas até então, não há um Sistema para organizar, modernizar, e melhorar a qualidade do ensino brasileiro. O SNE tem o objetivo de alinhar e harmonizar políticas, programas e ações da União, dos estados e dos municípios na área, em articulação colaborativa. Entre as diretrizes do sistema, estão a de universalizar o acesso à educação básica e garantir padrão de qualidade; erradicar o analfabetismo; garantir equalização de oportunidades educacionais; e articular os níveis, etapas e modalidades de ensino. “Temos a Escola Estadual A que comporta 1000 estudantes, mas só tem 500 matrículas. No mesmo bairro, temos a Escola Municipal B, que está com uma fila de 300 crianças. Com o SNE, haverá uma maior facilidade para que o governo municipal e o governo estadual cheguem a um acordo, fazendo com que essas 300 crianças e seus professores possam ocupar a infraestrutura da escola estadual ociosa. Isso traz economia porque o município não fica pressionado a fazer mais escolas e traz praticidade, tendo em vista que os pais não precisarão colocar seus filhos em escolas mais distantes”, detalhou o relator. Dário acrescentou à redação do projeto trechos que prevê a criação de comissões de gestores dos três níveis de governo. Para o senador catarinense, está sendo entregue o Sistema Nacional de Educação “mais próximo do consenso, no entendimento de que precisamos dar um passo importante rumo à modernização da gestão escolar”.

Foto Divulgação

Homenagem na Alesc

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na noite desta quinta-feira (11) uma sessão especial em comemoração aos 50 anos da Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina). A entidade homenageada congrega associações municipais, que geram mais de 2 milhões de empregos diretos. Em seu discurso, o presidente Sérgio Rodrigues Alves falou sobre o orgulho de representar 148 associações municipais e 35 mil empresas associadas. “É um universo que representa 70% da população em Santa Catarina. Estamos presentes em 7 de cada 10 municípios catarinenses”, detalhou sobre os dados da entidade que reúne empresários de forma voluntária.

Concurso

O deputado estadual Neodi Saretta (PT) encaminhou um pedido ao Governo do Estado para a convocação de mais profissionais aprovados no concurso público realizado pela Secretaria de Estado da Educação. Os cargos que o deputado pede a convocação são os de Assistente de Educação e Especialista em Assuntos Educacionais, como Administrador Escolar, Orientador Educacional e Supervisor Escolar. Saretta ressalta que esses profissionais desempenham um papel importante na comunidade escolar tanto para professores como para os estudantes.

Exportações

As exportações em outubro alcançaram US$ 936,2 milhões no período, crescimento de 50,4% na comparação com o mesmo mês de 2020, conforme o Observatório Fiesc. No acumulado do ano, o avanço é de 23,9% em relação ao ano passado. As carnes de aves e suína mantiveram a liderança na pauta de exportações do estado, com total negociado de US$ 255,3 milhões. Mas o principal destaque foi o crescimento nos embarques de motores elétricos. O produto duplicou sua participação de janeiro a outubro, com crescimento médio mensal de 16,1 %.

INSS de Canoinhas

A deputada Paulinha (sem partido) protocolou na Alesc duas moções pedindo ao presidente do INSS a reabertura da agência do INSS de Canoinhas. Além das pessoas não terem acesso aos serviços presenciais, não dispõem de perito médico. A falta desse perito na agência ainda fechada presencialmente desde o início da pandemia, leva moradores de Major Vieira, Monte Castelo, Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo, a se deslocarem para Joaçaba para solicitarem laudos clínicos. “A situação ali é desesperadora”, resume a parlamentar.

Educação sexual nas escolas

Os parlamentares da 28ª edição do Programa Parlamento Jovem Catarinense sugeriram, durante a sessão da tarde de quinta-feira (11) da Assembleia Legislativa, a contratação de psicólogos para as escolas públicas e aprovaram a inclusão da educação sexual no currículo escolar. Também foi aprovado projeto de lei que institui programa de educação política no Ensino Médio no âmbito das escolas públicas catarinenses.

Posts semelhantes

Posts recentes