terça-feira, abril 28, 2026

HomeJoaçabaI.nova Unoesc Experience fomenta a inovação e o empreendedorismo

I.nova Unoesc Experience fomenta a inovação e o empreendedorismo

A Unoesc promoveu, em Joaçaba, o “I.nova Unoesc Experience”, evento que integrou a programação do “Vale Innovation Week” e fortaleceu a cultura da inovação, do empreendedorismo e da conexão entre Universidade, empresas e poder público. As atividades foram realizadas no Centro de Inovação do Vale do Rio do Peixe (Inovale) e no Espaço Lúmen Unoesc, reunindo lideranças, estudantes, professores, pesquisadores e representantes de diferentes setores.

Promovido pelo I.nova Unoesc, pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT Unoesc) e pelo Hub de Startups da Unoesc, o evento ocorreu pela primeira vez com o objetivo de estimular a valorização da propriedade intelectual, o desenvolvimento de soluções inovadoras e a aproximação entre o meio acadêmico e as demandas empresariais e públicas.

A programação reuniu representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), da Fundação Centro Tecnológico de Produção Industrial e Inovação (Cetepi) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), fortalecendo o diálogo entre os principais atores do ecossistema regional de inovação.

— A inovação acontece quando Universidade, empresas e sociedade caminham juntas, e esse movimento fortalece não apenas o desenvolvimento regional, mas também amplia as perspectivas para nossos estudantes e para toda a comunidade, gerando valor real que se transforma em soluções práticas, como novos produtos, serviços ou processos – ressaltou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider.

Integrado ao “Vale Innovation Week”, o evento também esteve conectado ao “Gera Summit 2026”, promovido pela ACIOC, ampliando a proposta de consolidar um ambiente colaborativo entre universidades, ambientes de inovação, empreendedores, investidores, gestores públicos e lideranças da região da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (AMMOC).

De forma preliminar, de acordo com a comissão organizadora, na primeira edição do “Vale Innovation Week”, na região da AMMOC, foram 36 atividades entre palestras, painéis, shows dirigidos, rodadas de negócios e exposição de startups, mais de 40 palestrantes e 700 participantes.

— O evento como um todo aproximou estudantes, empresas e a comunidade de um ecossistema cada vez mais conectado com as demandas do mercado. Foi uma oportunidade de mostrar, na prática, como a Universidade atua na geração de ideias, no desenvolvimento de soluções e no incentivo a novos negócios, fortalecendo o papel da inovação no desenvolvimento regional — destacou o coordenador geral de Inovação e Empreendedorismo da Unoesc, professor Fábio Lazzarotti.

Saiba mais

O “Vale Innovation Week” foi uma realização da AMMOC, do Polo Inovale, da Unoesc, do I.nova Unoesc, da ACIOC, do Sebrae e da FIESC e contou com o apoio do Instituto Federal Catarinense (IFC), da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (SCTI), da Fapesc, do Governo de Santa Catarina, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Fonte:Assessoria de Imprensa Unoesc

Posts semelhantes

Posts recentes