segunda-feira, maio 6, 2024

HomeNotíciasColuna Pelo Estado - MDB caminha para pacificação em torno da reeleição...

Coluna Pelo Estado – MDB caminha para pacificação em torno da reeleição de Carlos Moisés

Se der tudo certo na reunião da bancada estadual com o ex-prefeito Udo Döhler nesta terça-feira, o MDB caminha para a pacificação em torno da candidatura à reeleição do governador Carlos Moisés (Republicanos). A reunião seria na liderança de bancada, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), mas foi transferida para fora do Palácio Barriga Verde e será fechada à imprensa.

O acordo deve se dar por meio de lista tríplice de candidatos a vice-governador a ser aprovada pela Convenção Estadual em 23 de julho. Udo seria o primeiro nome da lista, mas ele próprio não gostaria de ser a única opção de escolha para o aliado. Na segunda posição, pode figurar o presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa. Mas é improvável que venha a ser o candidato a vice. Não que não tivesse biografia, disposição e apoio dos correligionários, mas por questão de geografia.

A pacificação deve passar pela escolha do deputado federal Celso Maldaner como candidato ao Senado. Como Maldaner e Sopelsa são do Oeste, uma escolha praticamente exclui a outra. E até porque Sopelsa pode vir a assumir o governo num eventual afastamento do candidato à reeleição.

Para a terceira posição, há várias especulações que vão do deputado estadual Mauro de Nadal ao governador Paulo Afonso Vieira, passando pelos também deputados estaduais Valdir Cobalchini ou Carlos Chiodini.

O fato é que, se a bancada fechar o método de escolha – a lista tríplice a ser oferecida a Moisés -, a sigla terá as duas próximas semanas para colocar na ponta do lápis todos os interesses regionais para chegar aos nomes que serão chancelados na Convenção.

Foto Maurício Vieira/Divulgação Secom

Ciceroneado

Governador Carlos Moisés (Republicanos) foi recebido pelo vice-prefeito Ronaldo Fornazza (PP) em visitação à Feagro, maior feira de gado Jersey da América Latina, em Braço do Norte. Circulou com os deputados estaduais do MDB Luiz Fernando Vampiro e Volnei Weber. O prefeito de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino (PSD), mencionou os R$ 60 milhões investidos pelo governo do Estado no município. Moisés disse que o governo tem apoiado o agronegócio no enfrentamento à estiagem com ações de resiliência hídrica, na compra de equipamentos e implementos agrícolas, e com investimentos em infraestrutura para melhorar o escoamento da produção.

Estado piloto

Santa Catarina sai na frente quando se trata da Agenda 2030 que estabelece 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. É o estado piloto do Programa Nacional de Capacitação e Estudos Urbanos e Regionais para Sustentabilidade (Ceurs) iniciado pela USP e desenvolvido pelos professores da Ufsc Roberto Pacheco e Mônica Carneiro, depois que a proposta foi acolhida pela Câmara dos Deputados e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, via emendas parlamentares da deputada federal Ângela Amin (PP).
Já está rolando a segunda turma da formação que é gratuita para agentes públicos e privados.

Rio 92 + 30

No Rio de Janeiro, esta semana, ocorre a Glocal Experience, na Marina da Glória, para depois de 30 anos repassar a agenda do crescimento econômico inclusivo, com o fim da pobreza e padrões de produção sustentáveis.

IPVA parcelado

Deputados Bruno Souza (Novo) e Milton Hobus (PSD) protocolaram projeto de lei que permite o parcelamento em até 12 meses do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Atualmente, o máximo são três parcelas. O imposto vem pesando no bolso, porque sofre reajustes com base no valor de mercado do veículo que passa por altas históricas e variação inflacionária incomparáveis. “A lei atual é de 1989, ou seja, não reflete a atual realidade. Assim, é necessário que façamos uma atualização, permitindo o parcelamento em até 12 parcelas, o que não trará qualquer prejuízo para a Fazenda”, destaca deputado Bruno Souza.

Gesto de Edinho

O gesto de acomodação das pretensões e humores no MDB começou na sexta, pelas mãos do presidente da sigla em Santa Catarina, Edinho Bez, que conversou com o ex-prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli, pré-candidato ao governo, durante duas horas e meia. Ao convocar a Convenção Estadual para 23 de julho, Bez acatou proposição do ex-governador Paulo Afonso Vieira para que a inclusão de nomes ocorra na convenção. É provável até que Paulo Afonso não concorra, mas de novo ajudou o partido a sair do impasse criado na reunião de junho, no Castelmar, quando queriam bater o martelo pela candidatura própria. “Minha formação política é de resolver as coisas no diálogo e com serenidade”, disse Edinho ao final da reunião de sexta.

Posts semelhantes

Posts recentes