“Oi, meu nome é Maria”. A nova campanha do Ministério Público de Santa Catarina que será lançada hoje, Dia Internacional da Mulher, 8 de março, vai levar até escolas de diversas regiões do estado informações sobre o combate à violência contra as mulheres e as questões relacionadas à Lei Maria da Penha, como direitos, garantias e medidas de proteção. Por meio de palestras, promotores de Justiça que atuam na área da violência doméstica falarão com adolescentes sobre a importância enfrentar esse tipo de crime e como prevenir, além de informar os professores sobre a rede de atendimento local e sensibilização sobre o tema. Para marcar a data, o MPSC terá uma reunião com a secretaria estadual da Educação para conversar sobre a possibilidade de colocar no currículo escolar a questão da violência doméstica contra a mulher. A exemplo do que ocorrer nas escolas públicas de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis e Piratuba, a partir da atuação da Promotoria de Justiça. Na repressão contra essa violência, só no ano passado foram cerca de 3 mil denúncias (ações penais) oferecidas por violência doméstica; e 50 ações penais por feminicídio. Em 2021, mesmo com a pandemia, foram mais de 400 sessões de julgamento. Os casos de condenações por feminicídio foram noticiados quase que semanalmente no portal do MPSC. Na Assembleia Legislativa e em outras instituições públicas e privadas do estado também terá programação especial pelo dia delas e durante todo mês ações de conscientização e de valorização das mulheres.
Símbolo da paz
O Governo do Estado liberou R$ 800 mil para a construção de um centro cultural dentro do Parque Sino da Paz, em Frei Rogério, no Meio-Oeste catarinense. A estrutura será utilizada para substituir o antigo Museu da Paz, destruído em um incêndio no ano de 2016. O Parque Sino da Paz relembra o lançamento da bomba atômica sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki na 2ª Guerra Mundial e homenageia as vítimas e os sobreviventes das explosões. O parque foi erguido com a ajuda de colonos japoneses que sobreviveram ao bombardeio atômico.
Eleições 2022
Pinhalzinho e Chapecó promoveram eventos no último sábado para lançar candidatos a deputado federal e estadual. Em Chapecó, o PP lançou o atual secretário estadual da Agricultura, Altair Silva, à reeleição para deputado estadual. Para federal foram lançados seis possíveis candidatos pela região. As convenções homologarão os nomes. Em Pinhalzinho, lideranças do PSD definiram apoio a deputada Marlene Fengler, que vai concorrer a deputada federal, e a empresária Fabiane Rodrigues, a deputada estadual.
Alinhando
O cenário político catarinense está em ebulição. Os pré-candidatos ao governo agilizam conversas para definir nomes e possíveis coligações. O governador Carlos Moisés tem conversado com o Republicanos, MDB, PP e o Podemos. O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB), com o Podemos e outras siglas. O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (União Brasil) com o PSD, PP, PSDB. O senador Dário Berger com o PT e PSB. O senador Jorginho Mello (PL), com o PTB.
Liderança mundial
Segundo dados do Observatório Fiesc, 800 empresas catarinenses estrearam no mercado internacional como exportadoras em 2021 e, 1.249 como importadoras. Considerando que uma parte das que estavam atuando no exterior não fez negócios lá fora, o saldo final foi um acréscimo de 9% no número de exportadoras, e de 17,8% no de importadoras. Assim, o estado fechou 2021 com 2.754 empresas exportadoras e 4.147 importadoras. Santa Catarina é líder no mercado internacional em vários setores e vem ampliando sua atuação.
Janela aberta
O deputado Jessé Lopes (ex-PSL), foi o primeiro a aproveitar a janela para mudança de sigla e ingressou no PL do senador Jorginho Mello. Há expectativa de que mais deputados estaduais e federais sigam o mesmo caminho. O empresário Luciano Hang deve fortalecer o PL com seu ingresso no próximo dia 22 de março.