sexta-feira, maio 17, 2024

HomeJoaçabaMoisés e Jorginho caminham para o segundo turno

Moisés e Jorginho caminham para o segundo turno

De acordo com as últimas pesquisas, o atual governador de Santa Catarina e o senador com base eleitoral em Joaçaba devem se enfrentar na disputa pelo governo do estado, em 30 de outubro. Mas, este cenário pode mudar com as futuras coligações.

Rodrigo Leitão
De Brasília
Especial para o RD

O cenário atual das eleições para o governo de Santa Catarina aponta para uma disputa em segundo turno, tendo como protagonistas o atual governador do Estado, Carlos Moisés (Republicanos) e o senador Jorginho Mello (PL). As mais recentes pesquisas eleitorais no Estado revelam um quadro de liderança para Moisés. Na média das consultas e de acordo com a projeção final, no dia 2 de outubro o governador teria 39% dos votos contra 30% do senador com base eleitoral na região de Joaçaba. Essa diferença de 9 pontos percentuais projeta o segundo turno.

Os institutos Paraná Pesquisas e Real Time Big Data apontam para a mesma distância média de 9 pontos percentuais entre os dois primeiros colocados. Na última avaliação do Paraná Pesquisas, há 15 dias, Carlos Moisés liderava a disputa com 25,4% das intenções de voto contra 15,5% de Jorginho Mello.

REJEIÇÃO

Em uma análise momentânea, Carlos Moisés, eleito na esteira do bolsonarismo em 2018 e agora distante do Presidente da República, terá de reverter uma rejeição de 18,3%. Ele lidera no índice levantado pelo Instituto de Pesquisa Catarinense Eireli (IPC), com uma margem de 10,5 pontos percentuais a mais que Jorginho Mello, cuja rejeição está em 7,8%. Esse dado foi colhido na pesquisa por meio da resposta à seguinte pergunta: “Em quem você não votaria de jeito nenhum.”

Por esse olhar, Jorginho Mello não teria tanta dificuldade para se aproximar de Carlos Moisés na corrida pela Casa d’Agronômica. Se em 2018, Moisés era a novidade defendida e apregoada por Jair Bolsonaro, “esquecendo a Velha Política”, em 2022 é Jorginho Mello quem tem as bênçãos do Presidente da República.

O senador tem em seu portfólio os títulos de “Melhor Deputado” em seus dois mandatos na Câmara Federal e, em 2021 foi escolhido como “Melhor Senador, pelo Ranking dos Políticos. Na direção contrária, Carlos Moisés vem de um desgastante processo de impeachment, que inclusive o afastou temporariamente do governo. Essas são razões que podem estar justificando o índice de rejeição destes candidatos.

Embora tenha uma avaliação ligeiramente positiva de seu governo, com 50,4% de aprovação e 44,5% de desaprovação, Carlos Moisés passou por um primeiro mandato agitado. Em setembro de 2020, a Assembleia Legislativa autorizou a abertura do seu impeachment – em outubro, o STJ o afastou do cargo por 180 dias. Mas o governador de SC sobreviveu ao processo e retomou seu mandato em maio de 2021. Foi salvo por um único.

NÚMEROS PROSPECTADOS DAS ELEIÇÕES EM SC

Carlos Moisés (Republicanos) – 25,4%
Jorginho Mello (PL) – 15,5%
Esperidião Amin (PP) – 12,1%
Gean Loureiro (União Brasil) – 10,6%
Dário Berger (PSB) – 5,3%
Décio Lima (PT) – 5,3%
Sul Antídio Lunelli (MDB) – 4,9%
Odair Tramontin (Novo) – 1,5%
Ralf Zimmer (Pros) – 0,6%
Brancos e Nulos – 9,1%
Não sabem – 9,7%

Índices prospectados de acordo com a mais recente pesquisa no Estado (14/6), realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, com 1.540 eleitores de 62 municípios.

Posts semelhantes

Posts recentes