Balanço revela aumento de 61.4% nos contratos em relação ao ano anterior e parcerias com novos fundos, nacionais e internacionais que ajudaram reduzir impactos causados pela pandemia. Com R$ 4,1 bilhões em contratações, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) alcançou seu recorde histórico em 2021. No ano em que completou 60 anos de existência, o demonstrativo financeiro da instituição aponta a realização de mais de sete mil operações, o que representa um aumento de 61,4% em comparação ao ano anterior. “Foi um ano muito significativo para o BRDE porque atuamos fortemente na economia dos três estados, injetando recursos que garantiram não só o desenvolvimento de grandes empresas, mas também assegurando a permanência de milhares de empreendimentos que enfrentaram a crise junto com a pandemia”, comemorou o presidente Wilson Bley Lipski. Se garantir a economia em pleno funcionamento é uma das premissas do banco, em 2021, a instituição lançou mão de recursos próprios para minimizar os impactos da pandemia sobre a atividade econômica, o que representa um total de 10,7% das contratações. Além de suprir o crédito emergencial no ano anterior (2020), no ano passado o BRDE obteve recursos adicionais e intensificou suas operações com instituições financeiras para incrementar o microcrédito. De acordo com o vice-presidente e diretor de Acompanhamento e Recuperação de Crédito, Marcelo Haendchen Dutra, em 2021 o BRDE manteve sua essência em promover o desenvolvimento em todas as áreas. “Prosseguimos com investimentos no agronegócio, na promoção de projetos sustentáveis e de inovação, no estímulo aos empreendimentos da mulher e do jovem e ainda mantivemos a taxa de inadimplência sob controle (atingindo 0,58% em dezembro) e aumentamos as receitas com a recuperação de créditos”, assegurou.
Aumento das lavouras de soja
A Epagri realizou levantamento por imagens de satélite e técnicas de sensoriamento remoto da área de produção de soja nos municípios de Lages e Capão Alto e concluiu pelo aumento de 13 mil hectares nas lavouras do grão entre as safras 2012/13 e 2020/21. O avanço se deu principalmente sobre áreas de campos nativos. O estudo faz parte do projeto “Cadeia de suprimentos de grãos para produção de proteína animal em Santa Catarina: informações e conhecimentos estratégicos para governança pública e desenvolvimento de mercados”, que tem como uma das metas aferir a evolução temporal e a capacidade de ampliar áreas de produção de grãos no estado. O projeto foi aprovado em edital da Fapesc de 2021 e é desenvolvido com apoio institucional da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro).
Regularização fundiária
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) publicou o edital do 2° lote de chamamento de proprietários de imóveis no interior do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro para cadastro dos interessados na abertura de processos de desapropriação amigáveis. Os proprietários devem se cadastrar no site do IMA, neste link até o dia 24 de abril de 2022. Trata-se de uma ação que visa consolidar o domínio do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, melhorando a conservação destas áreas e promovendo justiça social aos proprietários de terras que estão esperando há muitos anos a indenização de suas propriedades que tiveram restrições de uso devido à criação do Parque.
Fritz Müller 200 anos
No dia 31 de março será celebrado o bicentenário do nascimento do professor, pesquisador, médico e naturalista Fritz Müller, personagem ímpar da colonização alemã de Santa Catarina e da ciência brasileira. Como forma de resgatar seu legado, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) solicitou que conteúdos sobre a vida e a obra sejam incluídos na grade curricular obrigatória da rede educacional catarinense. Também por requerimento do parlamentar a Assembleia Legislativa realizará no dia 4 de abril, às 19 horas, sessão especial para marcar a passagem dos 200 anos de nascimento de Fritz Müller.
SC pela Educação
A Plataforma do Movimento Santa Catarina pela Educação tem cadastradas 1.783 vagas de emprego em todas as regiões de Santa Catarina e algumas em outros estados. As oportunidades são oferecidas por empresas industriais, agrícolas, comerciais, de serviços e de transporte. Na mesma plataforma, o Movimento SC pela Educação oferece mais de 30 cursos gratuitos e com certificação para capacitação profissional nas áreas de indústria, transporte e agricultura, além de cursos transversais. A ação está alinhada ao novo ciclo do Movimento SC pela Educação, com foco na recolocação de profissionais qualificados no mercado de trabalho, e está vinculada ao programa Travessia.
10.000 árvores
A SCGÁS aderiu ao CarbonOK®, um programa que visa monitorar e neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) referentes às atividades dos anos de 2019 e 2020. Para executar o Plano de Neutralização do GEE, a companhia irá plantar 10.460 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em áreas de interesse para conservação em municípios onde há atuação da distribuidora. As ações devem iniciar neste mês, com o plantio de cerca de 1.200 mudas em Laguna. A atuação também se estenderá, em março, à Jaguaruna, além de abranger outras regiões do Estado atendidas pela Companhia nos próximos meses.