A Secretaria de Saúde reforçou a informação de que o Estado está pronto para seguir com o processo de vacinação contra a Covid-19 nas crianças, tão logo as doses referentes a esse grupo etário forem encaminhadas pelo Ministério da Saúde. “Entendemos que é urgente a imunização das crianças contra a Covid-19. Também acompanhamos o posicionamento do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) de que não se faz necessária a exigência de prescrição médica”, reforça o secretário André Motta, em referência à recomendação anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de que as crianças de 5 a 11 anos sejam vacinadas desde que haja prescrição médica e assinatura de termo de consentimento pelos pais. A vacinação desse público foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no dia 16 de dezembro. A secretaria mantém o protocolo realizado desde o princípio – a decisão passará pela CIB (Comissão Intergestores Bipartite), composta por representantes da gestão do estado e dos municípios para que haja uma análise técnica e estritamente baseada na ciência. Conforme a pasta, uma reunião extraordinária da CIB pode ser convocada a qualquer momento para deliberar sobre o assunto. Por enquanto, o Estado aguarda a chegada das doses específicas para este público. Em relação às demais faixas etárias, os números postados no Vacinômetro, o site oficial onde estão compilados todos os dados da vacinação em SC, são dignos de comemoração. Apesar da defasagem por conta dos ataques ao sistema do DataSUS, os números publicados até esta segunda-feira (27) indicavam que 94% da população com mais de 12 anos foi vacinada com a 1ª dose e 83% deste público já com as duas doses. 5.776.792 receberam ao menos uma dose –79,65% da população geral. Com as duas doses, foram 5.094.416 moradores de SC – 70,24% do total. Com a atualização dos dados por parte do ministério, estes números devem ser atualizados até o final do ano.
Bolsonaro em SC
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama Michelle Bolsonaro desembarcaram no início da tarde desta segunda-feira (27) no aeroporto de Navegantes e de lá seguiram para São Francisco do Sul onde passarão alguns dias de férias, hospedados no Forte Marechal Luz. Apesar de não confirmado pelo Palácio do Planalto, o casal deve ficar no espaço que é administrado pela 5ª Divisão do Exército Brasileiro. A expectativa é de que eles passem o Réveillon no local, acompanhados de familiares e apoiadores. Jair Bolsonaro já se hospedou na estrutura nas outras vezes e deve aproveitar os dias com passeios e pesca pela região.
Maricultura
A SPU/SC (Superintendência do Patrimônio da União de Santa Catarina) vai entregar para o Ministério da Agricultura uma área aquícola de 10 mil m² localizada na região da Caieira da Barra do Sul, no Sul da Ilha, em Florianópolis. A área, que está avaliada em mais de R$ 1 milhão, será destinada para fomento da Maricultura e pesca artesanal da região. O evento de entrega acontece no dia 30. O Superintendente do Patrimônio da União, Nabih Henrique Chraim, destaca sobre a importância da entrega , num ano desafiador para a SPU/SC.
Alesc
O presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal, irá anunciar nesta terça-feira (28) os recursos que serão devolvidos ao Governo de Santa Catarina. “Será um momento único na história da Alesc Ainda estamos finalizando os relatório, mas podemos afirmar que o trabalho conjunto dos 40 parlamentares resultou em elevada economia que será revertida em ações para SC”, explicou. Nadal fará uma avaliação de 2021, com ações para o enfrentamento da pandemia e os projetos importantes que tramitaram no Parlamento, e a expectativa para 2022.
Segurança escolar
Foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, antes do recesso de fim de ano, o projeto de lei de autoria do deputado Coronel Mocellin que pretende criar a ASE (Área de Segurança Escolar). Pela proposta, creches, escolas, colégios, faculdades e universidades passam a contar com atenção especial do poder público para a manutenção da ordem e segurança em um raio de 100 metros das edificações. O objetivo é garantir a segurança de alunos, pais e responsáveis, professores e profissionais que atuam nos estabelecimentos escolares.
Boletim Agropecuário
O Boletim Agropecuário de dezembro traz previsão de crescimento de 11,8% na produção catarinense de soja. O trigo, que está com a colheita encerrada, deve ter aumento de mais de 100% na produção, conforme já anunciado pela Epagri/Cepa. No caso da cebola e do alho, o destaque é para a qualidade da safra a ser colhida. O Boletim um documento emitido mensalmente pela Epagri/Cepa com a análise econômica das principais cadeias produtivas.