Quando se tem força de vontade e coragem, não existe ensino ruim ou falta de oportunidades. Com apenas 22 anos, Thiago Santos é um exemplo de superação para muitos jovens.
Nascido no interior do Paraná e de família humilde, desde criança ele falava que queria muito ajudar o próximo e ser alguém na vida. Apesar de ter crescido numa sociedade negligenciada e enfrentar muitas rejeições pelas questões “rotuladas” de sua família, o jovem persistiu com alegria e coragem na realização dos seus sonhos. Thiago que na sua infância viveu na pele as consequências do trabalho infantil, conta que viveu uma situação de extrema pobreza “acordava todos os dias às 5h e, antes de ir à escola, pegava latinhas na rua e pedia o pão amanhecido na padaria”. Após passar por inúmeras dificuldades até seus 14 anos, aos 15, se mudou para Santa Catarina, onde foi viver com os tios.
Thiago, sempre teve consigo o dom da fala e aproveitar as oportunidades, querendo aprender e conquistar novas experiências, se destacou em suas atividades no Teatro Alfredo Sigwalt, onde foi convidado a representar a instituição na Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, onde foi classificado para as etapas regional, estadual e nacional. Após a ocasião, o jovem tornou-se referência estadual na luta pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, representando Santa Catarina em debates e conferências sobre a proteção da infância e adolescência em todo o País.
Aos 17 anos, ingressou na universidade no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Foi contemplado com bolsa de pesquisa e extensão, participou de diversas atividades acadêmicas desenvolvidas pelo curso e universidade. Mas para ele ainda era pouco, os sonhos eram bem mais altos. Thiago queria muito fazer intercâmbio, e mesmo sem muitas condições financeiras, ele viu como mais um desafio em sua vida e correu atrás.
Aos 19 anos, Thiago passou na seleção para estudar Jornalismo na Europa, onde passou 8 meses em Portugal no Instituto Politécnico de Setúbal. De volta ao Brasil, passou pelas consequências da “depressão pós intercâmbio”, manteve seu compromisso com os estudos e em dezembro de 2021, finalizou sua graduação.
Thiago recebe seu diploma neste sábado, dia 5 de fevereiro, às 18h, em solenidade restrita na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).
COM A PALAVRA, THIAGO
“Olhar para tudo e entender cada processo que tive que passar para chegar até aqui, me emociona, me alivia, me orgulha. Sei que muitas pessoas também passaram por dificuldades e ainda passam, mas eu só eu sei o quão doloroso foi desde criança ter que tomar minhas próprias decisões e ainda sustentá-las. A finalização dessa graduação me deixou muito sensível. Reforço a todas as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que me leem. Por mais difícil que seja, não desista. Se necessário, pare, olhe para atrás, reveja seus passos e avance tentando mudá-los em direção ao sucesso. Escutei muito que não chegaria em nenhum lugar, que eu não tinha futuro, que eu ia ser só mais um no mundo. E sabe?! Eu escutei somente o que eu mais desejava, o que o meu interior me dizia, que era sempre fazer o bem ao próximo, e lutar pelos meus objetivos. Eu sempre tive que estar provando para mim mesmo o quão capaz sou para poder exercer e protagonizar minha história.
Essa graduação é uma conquista minha e de todos aqueles que sempre me deram apoio e incentivo. Agradeço de coração a cada um que vibrou comigo em cada momento da minha história. Vocês fazem parte disso. Agradeço muito ao Teatro, Unoesc, jornal Raizes Diário, Rede Peteca, Conapeti, MPT e todas as instituições que me fortaleceram e acreditam no meu talento.
Que muitos outros jovens possam ter esse espaço para que possam mostrar suas histórias, superações e conquistas. A fim de inspirar aqueles que sonham e que possuem vontade de vencer.
As latinhas que eu pegava nas ruas se tornou o conhecimento que eu transmito a vocês.
Obrigado!”
(Texto: Thiago Santos)